domingo, 18 de maio de 2014

EPCOT, FORT LAUDERDALE , EVERGLADES E ALGUNS PROBLEMAS A MAIS NA BAGAGEM

EPCOT


Dia 18 de novembro foi o dia de calmaria, poderíamos assim dizer. A escolha do parque EPCOT como última opção de lazer para a nossa temporada em Orlando foi excelente, porque a mais tranquila. Aqui é igualmente bem orientada a visita. Mapas ficam a disposição nas proximidades das catracas de entrada e o visitante pode se dirigir ao brinquedo ou atração que escolher sem medo de errar.O mapa pode ser estudado no site https://disneyworld.disney.go.com/destinations/epcot
Escolhemos primeiramente a que considero imperdível: o SOARIM - situado no FUTURE WORLD WEST ( à direita da entrada principal) é um simulador de asa delta, que sobrevoa a Califórnia. Já fui nesse brinquedo várias vezes e não enjôo. Mas chegar até ele vale um passeio longo por subidas e descidas que parecem não ter fim. Mesmo tendo o fast pass ( passe pré agendado, sem filas)  leva-se muito tempo caminhando pelos seus labirítincos corredores . Quando finalmente as portas se abrem você toma o seu lugar num banco onde devem caber umas dez pessoas. Ajusta o cinto de segurança, retira todos os objetos que possam significar algum risco e guarda tudo nos compartimentos junto ao banco. Há inicialmente um filminho com as instruções. Quando as luzes se apagam você vai decolar e cruzar maciços de nuvens até se encontrar voando sobre a Ponte Golden Gate e conhecendo de um outro ângulo suas particularidades, vendo os carros , o mar, a cidade. Na sequência você parte na direção de um rio caudaloso, margeado por pinheirais, muitos caiaques, um delicioso barulho dos remos no contato com a água. De repente você vai divisar o sobrevôo de balões coloridos sobre campos e belas paisagens rurais, saindo em seguida na direção do mar onde verá e sentirá o ruído das gaivotas, as ondas sobre as escarpas de pequenas ilhotas rochosas e o canto das baleias. É de tirar o fôlego. Do mar você sobe para montanhas nevadas, cheias de esquiadores descendo as encostas. Adiante já é possível ver áreas menos geladas, onde as cachoeiras descem de alturas imensuráveis. Em seguida sua asa irá  mergulhar na direção de campos de golf, onde mal tem tempo de se esquivar da bola arremessada em sua direção. Após os gramados verdes surge uma plantação de laranjas de onde se pode sentir o perfume característico. De repente, mais à frente surgem aviões supersônicos e você acaba sendo direcionado para o porta aviões que os lançam. Ruídos ensurdecedores, muita adrenalina. O retorno à costa se faz por praias com surfistas, e as ondas parecem respingar em você. Finalmente surge Los Angeles, numa visão noturna e a Disneylândia com o Castelo da Cinderela iluminado, os fogos e a fada sininho aparecendo bem diante  do seu nariz. Enfim, uma delícia de brinquedo.   
No Land Pavilion é possível pegar um barco e navegar por um canal em volta do qual estão plantadas toda variedade de vegetais e plantas, além de um criatório de animais, como jacarés, peixes.  Ainda é possível observar o laboratório das mais variadas experiências. 
Na área do FUTURE WORLD EAST ( á esquerda da entrada principal )o brinquedo escolhido foi o MISSION SPACE. Aqui o visitante faz parte de uma equipe de 4 astronautas com a missão de chegar a Marte e superar os problemas da viagem espacial. Cada astronauta tem sua função: comandante, piloto, navegador e engenheiro. Há uma voz que comanda  e dá as coordenadas sobre o momento de você interferir. A nave é lançada de uma base, com contagem regressiva e de repente você se vê lançado no espaço. Passa por estação espacial, tem uma visão do planeta azul e encontra uma chuva de meteoros nas proximidades do planeta vermelho. No ingresso à atmosfera marciana, há muitos percalços, locais difíceis de aterrissar, canyons profundos, escarpas e encostas, até encontrar uma pista e ao término dela , quando a nave finalmente pára, o chão começa a craquelar e desaba, deixando entrever um abismo. Surge a ordem: "Don´t move a muscle." E assim termina. Aparece após, um filme,  com a apresentação do  dono da misteriosa  voz, que declara estar a missão cumprida, com a chegada a Marte. 
Sempre em respeito ao bebê deixamos outros brinquedos de lado e fomos para a área dos países, que fica em volta do lago. Havíamos feito reserva para o restaurante francês, que é MUITO BOM, vale a pena. Atendimento impecável e comida excelente.

 São Paulo é uma cidade famosa pela sua gastronomia, mas recentemente fui a um restaurante francês afamado e senti falta desse do Epcot. Desde as entradas (, vinhos e champagnes também, claro) tudo é de qualidade inquestionável.

 Vamos lá, para deixar a todos com vontade de experimentar: couvert com baguetes torradinhas e patês,  como entrada pedi sopa de lagosta. Como prato principal quiche de presunto com salada verde variada. Como sobremesa creme de vanila com coulis de frutas vermelhas ( sentindo todas as frutinhas como framboesa, mirtilo e amora).

 Para acompanhar foi champagne do inicio ao fim, encerrado com licor grand marnier. Uau! Para digerir tudo isto nada como uma caminhada por dentro de cada país ali representado. Enquanto isso, a nora  e as crianças voltavam ao Mission Space, onde o neto do meio decorou cada detalhe e depois fez questão que eu os anotasse todos,  para o blog. 
Caminhando pelo outro lado do lago entramos na Alemanha para que o filho pudesse experimentar uma daquelas cervejas que ele tanto aprecia. 
Época de Natal e decoração alusiva  

Depois fomos navegar pela cultura da Noruega: história, usos e costumes.  Lembrou o Museu interativo de YORK, na Inglaterra, que aborda a passagem dos Vikings e sua influência na região do país. 
Visitamos o Japão e suas lojas, China e México.

 Diga-se que o restaurante do Japão é excelente também ( lembrança de outra viagem). Quando anoiteceu fomos comer crepes na França e aí descobrimos uma boulangerie-pâtisserie e uma brasserie com aquelas baguetes maravilhosas, torradinhas..mas aí ninguém aguentava mais tanta comida. Entre fotos com o Mickey, a Minie e o Pateta, chegou a hora do espetáculo de fogos e o show de luzes e cores . A bola da terra, dentro do lago é iluminada e são feitas projeções de pessoas de cada país ou região, de suas  belezas naturais etc... Exemplo: a medida que o sol vai iluminando o Brasil aparece o Cristo Redentor,  a Floresta Amazônica; o México , as pirâmides de San Juan de Teotihuacan e assim por diante. Desta vez não conseguimos reservar janta nos restaurantes que margeiam o lago então sentamos bem a sua frente, no chão, junto com outras centenas de adultos e crianças. 
Dia 19/11, dia de levantar acampamento. Saímos do Marriot ( www.marriott.com/hotels/.../mcosw-residence-inn-orlando-at-seaworld/)
 onde estávamos hospedados ( hotel com quartos enormes, confortáveis, próprios para quem viaja com criança)
brincando no quarto depois de um longo dia pelos parques

 e fomos para o Shopping Orlando Premium Outlet ( Address: 4951 International Dr, Orlando, FL 32819, United States )  para compras, antes de prosseguir viagem.

ROUBO DE CARTEIRA COM DOCUMENTOS

Não sei se foi uma boa escolha , pois os pickpockets me levaram a carteira com cartões de crédito, dinheiro e documentos pessoais,tais como minha carteira de identidade profissional, minha carteira de motorista e o CPF. Ainda tremo nas bases só de pensar o que se  pode fazer com tantos documentos...Deus me proteja. Não fiz BO no local, foi difícil conseguir informações e mesmo no shopping a boa vontade não era grande.  Deram um telefone para que ligássemos pedindo informações sobre a possível localização da carteira e seu conteúdo. Fiz um BO a partir do Brasil, pela internet, mas foram muitas as tentativas até conseguir registrar a ocorrência nos Estados Unidos. No Brasil a Polícia se recusou a fazer o BO, dizendo que o acontecido foi fora da sua jurisdição, no entanto só emitiam segunda via se eu fizesse um BO. O americano não é válido aqui, ou seja existe alguma opção? No Brasil o cidadão é um joguete na mão das autoridades. Fazer um BO pela internet  tornou-se uma maneira de impossibilitar o cidadão de registrar a ocorrência se o caso não se enquadrar nos modelos disponibilizados. Fiz uma consulta à ouvidoria que me orientou a ir conversar pessoalmente com a autoridade policial. Como se eu já não tivesse feito isto! Enfim: tenho um BO americano que espero me sirva de proteção e prova para qualquer eventualidade. Os ladrões eram de fala hispânica, não havia brasileiros à nossa volta na loja em que me roubaram.Eles tentaram várias vezes comprar ferramentas com os meus cartões, mas esses eu logo bloqueei.  
Já era noitinha quando partimos para FORT LAUDERDALE. a viagem foi tranquila. O hotel,  Premiere Hotel (www.premierehotel.com/),  3110 Belmar St, Fort Lauderdale, FL 33304, United States, fone  ficava numa transversal da avenida beira mar, quase na esquina.É um hotel que não tem luxo, mas os quartos são confortáveis e amplos.  Pertence e é administrado por uma família argentina. Os nossos apartamentos eram próprios para acomodar família e tinham uma ligação entre si porque a cozinha se localizava no quarto maior, onde dormiam o casal  e o  bebê. No nosso quarto havia duas camas king , numa das quais dormiam os dois netinhos mais velhos. 
Foi dia de descarregar todo o stress do roubo da véspera e lidar com o cartão de crédito e o nosso banco , aquele...bom pra todos. Um inferno. Mas antes de descobrirmos as dificuldades que o Banco e o gerente impunham fomos à praia. 

Começou a chover e voltamos para o hotel. Como a água da piscina era aquecida ficamos brincando por lá com os meninos. Aí o sol reapareceu, mas a piscina estava tão gostosa que decidimos ficar.

 Já as 3  da tarde fomos almoçar e encontramos um restaurante hiper gostoso, do Hotel Hilton que ficava a poucos passos do nosso hotel. Comida boa também, tudo bem servido.


Á noite foi a vez do casal ir festejar aniversário de casamento. Ficamos com as crianças. Escolheram o Market 17 ( http://www.market17.net/), situado em Portside, é um restaurante de comida americana contemporânea, pra lá de sofisticado, com avaliação  três estrelas. Eles comeram antílope, celebraram com cervejas de pequenos cervejarias artesanais dos Estados Unidos. Voltaram encantados. 
Nessa noite pudemos acompanhar pela televisão as homenagens a JFK, aniversário de sua morte. Muito compungidos, Os OBAMA e os CLINTON compareceram a várias solenidades na Capital, Washington. Por falar nisto, como iríamos pra lá nos  dias subsequentes já fiquei preparando o meu espírito para o frio. Mr. Presidente sempre de sobretudo  e a esposa em pesado manteau  e luvas. Oba! Adoro o frio. Não é por acaso que escolhi morar onde moro. 
No dia seguinte 20.11 ficamos parte da manhã na praia, celular em punho tentando resolver as pendências com o cartão de crédito, que me informava que o meu gerente negava o envio do cartão reserva. Retardado !!!!!Que ódio. Precisei pedir a interferência do meu outro filho que ficara no Brasil. Toda dificuldade era por divergência de endereço. Eu informava o meu atual e eles tinham ainda no cadastro o endereço  antigo. Só que a cobrança da fatura todo mês vem para o endereço atual. Incompetentes! Ainda bem que eu tinha um cartão reserva de outra origem e procedência que me salvou nas minhas necessidades. 
Nessa tarde fomos visitar um Wall Mart gigante, mas com poucas variedade de marcas. Não agradou. 
Dia 22 era dia de lavar roupa. o hotel não tinha o serviço, então fui a uma Laundry, pois não queria ficar com roupa suja na mala, já que minha viagem ainda se estenderia por uns 18 dias. Enquanto isto os demais familiares dormiam. Eu não quis pegar o carro, estava ainda insegura. Fui a pé com meu marido, pois não ficava longe. Por outro lado foi uma caminhada muito agradável à beira mar, sol ainda no horizonte se levantando. Não há nada melhor do que uma caminhada à beira mar.
COMO É FORT LAUDERDALE


Depois que todos acordaram fomos novamente à praia. 
Os problemas decorrentes do roubo da carteira até desviaram da importante tarefa de descrever a cidade. Ainda dá tempos: 
É um belo lugar,conhecido como a Veneza das Américas.São aproximadamente 3 km de praia ornamentada com palmeiras. Como todo lugar de praia há bares e restaurante na sua extensão, muitos dos quais elegantes.   A areia é grossa e o mar, embora com água quente, é cheio de águas vivas. Ficávamos pulando para que elas não nos queimassem. 
Veja o que se vende por lá para proteção do banhista:
muito engraçado! 


A praia é ligada à zona central por uma avenida denominada Las Olas. Esta avenida possui um comércio de luxo, além de galerias de arte.
Depois de las Olas fica o Riverwalk, um calçadão que acompanha  o New River. Nessa região há muitos navios e iates ancorados o que lhe confere  um ar luxuoso. Os  vários braços do New River formam canais que são explorados para passeios turísticos. O local também é ponto de bons restaurantes e casa noturnas. 
Voltando à nossa praia..Almoçamos, já pelo meio da tarde no Shopping Galeria. É um shopping muito bonito, com lojas finas. O restaurante tinha o nome de bistrô e era igualmente agradável. Situa-se no piso térreo de frente para a avenida. Depois fomos às compras onde achamos uma William-Sonoma....  daquelas de deixar as donas de casa e os Chefs, de queixo caído. Tudo de lindo para a casa e principalmente para a cozinha. 
Dia 23, sábado. A praia estava ventosa, embora o dia estivesse mais para ensolarado. Decidimos visitar as EVERGLADES.

 Não é distante, acredito que levamos uma hora para chegar. A paisagem é pobre perto da nossa diversidade e exuberância de vegetação. Os Everglades são áreas alagadas e cobertas de uma vegetação como se fosse um capim alto. No entanto trata-se de um berçário de várias espécies, inclusive cobras de grande porte e principalmente aligators ( jacarés - alguns são enormes). 
Para tomar um barco e passear pelos vários canais, chega-se a uma casa no modelo velho oeste , onde se compra além do ticket comidas , lanches , pacotes de salgadinhos e docinhos, etc..Ou seja , um paraíso para as crianças. Com o ingresso nas mãos você aguarda a chamada. Todos da mesma família recebem o mesmo número, claro.É bem organizado. Só se entra na fila após a disponibilização de um barco para um certo número de pessoas. Antes porém os grupos tiram fotos, que serão compradas na saída. 



O barco é uma espécie de chata. Cada banco pode receber umas 6 a 8 pessoas. O nosso guia e mestre arrais era um senhor muito alegre, vermelhão, muito brincalhão. O barco não deslizava, voava em meio a uma barulheira incrível do motor. Custamos a localizar os aligators. Quando finalmente chegamos ao seu reduto, muitos olhos brotaram da água escura e por entre a vegetação . Nessa hora  o barco parecia falhar.

 Fazia um ruído típico que chamou a atenção do meu netinho de cinco anos. Que aconteceu vovó? Perguntou assustado. Nada, respondi. Eu realmente achava que não tinha acontecido nada, até ver a cara dos demais passageiros. Ééé pifou. Com a proximidade de outro barco o americano brincalhão pediu help. O barco se afastou, depois de uns dez minutos ( nós à deriva..... )surge o barco socorro. Lembrei do Mission Space: 'Don´t move a muscles'. O conserto foi feito pelo mecânico do  barco-socorro, mas só conseguiu consertar um dos motores. Quando o motor finalmente pegou, o barco saiu torto, como se tivesse capenga. AAAAAIIIIIII! Que horror! Olhos e mais olhos à flor da água. Mais uma aventura emocionante dessa viagem atrapalhada. 
Desembarcamos, compramos as fotos  ( lembra das fotos da entrada do barco?).  Fazia parte do pacote um show em que um treinador de aligators  colocaria a cabeça na boca do enorme réptil.

 Os animais em cativeiro eram maiores que os jacarés vistos ao natural. Na verdade eram enormes. Foi um show emocionante. Meu neto mais velho encheu-se de coragem e pegou um filhote no colo. É valente este menino!

 Voltamos para Fort Lauderdale.
Depois da janta no Galeria Shopping, hora de arrumar as malas para uma nova etapa da viagem. 
Dia 24/11 - dia de mudar de estação, vamos para o inverno. Washington nos espera. Havia algumas providências a tomar após deixar o hotel. Viajar para Miami rumo ao aeroporto internacional era uma delas. A outra era entregar o carro alugado para a Hertz. As placas de  trânsito orientavam  'return rental'. Leitor, preste muita atenção, as vezes as indicações  enganam e você acaba entrando na via errada. Demos mais de uma volta por causa de equívocos como esse. Finalmente, encontrada  a locadora não houve burocracia na entrega do veículo, o que é normal.  Tomamos o trenzinho e andamos bastante até chegarmos ao terminal que nos levaria a nossa viagem. Hora de despedir do filho, nora e crianças. Um aperto no coração...saudades que se antecipavam, mas também uma grande expectativa com Washington e a maravilhosa New York ( que a cada dia eu gosto mais)... Mais emoções no próximos capítulo, ou vocês pensam que essa maré estava pra peixe?! 

Um comentário:

  1. Quer dizer que vc agora é viajante profissional. Eu tb adoro viajar, acho maravilhoso. Adorei ler as peripécias de sua viagem. Abs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...