domingo, 15 de março de 2015

Em Lisboa


Depois de uma casa de Fado, porque não se aventurar num teatro? Quer programa mais gostoso que ir a um teatro? Minha irmã e cunhado escolheram um teatro de revistas apresentado no Teatro Politeama.
Site: http://www.teatro-politeama.com , situado  às Portas de Santo Antão, 109: PORTUGAL ÀS GARGALHADAS.Os ingressos podem ser comprados on line:http://politeama.bilheteiraonline.pt .

Teatro Politeama
Viemos a noite para o centro, de metrô e descemos no Rossio. Muito especial a visão daqueles prédios históricos no claro escuro da noite. Luzes artificiais colorindo suas fachadas.


Rossio
Caminhar a noite pelo Centro pode ser um agradável passeio. Pareceu-me seguro.  A peça de Filipe La Feria, a que referi é longa, com intervalo, e fala de assuntos atuais da sociedade lusa e circunvizinhanças  de forma jocosa e muito criativa. Entremeada de música e dança o show agrada bastante. Os artistas são de primeira linha: Marina Mota (participou de novela da Globo), Joaquim Monchique, Maria João Abreu e José Raposo, dentre outros.
O dia seguinte já esperava com uma intensa programação: Visitar os pontos históricos de maior relevância: a Torre de Belém, o Padrão dos Descobridores, o Mosteiro dos Jerônimos e comer os autênticos e famosos pastéis de Belém, na tradicional confeitaria do mesmo nome.

A TORRE DE BELÉM
Torre de Belém


De uma beleza ímpar a Torre de Belém é um monumento que avança sobre o Rio Tejo. Projetada pelo arquiteto Francisco Arruda, no estilo Manuelino, sua construção foi realizada entre 1515 e 1519.Foi  um forte militar, feito estrategicamente  para defesa do estuário do Rio.
Para alcançar suas dependências, há uma passarela que leva até uma ponte levadiça, como se vê na foto. Nesse dia havia vento e as águas estavam revoltas. As ondas estouravam na calçada e contra as pilastras da passarela molhando os visitantes. Mas faz parte. É só tomar um pouco de cuidado.

Logo na ampla sala do piso térreo vê-se os canhões e pelas aberturas tem-se uma linda vista para o Rio, para a ponte 25 de Abril, e para a cidade.

Escadas estreitas levam aos pisos superiores.


Torre de Belém
No primeiro patamar há uma enorme varanda onde se pode apreciar 360 graus de bela vista, além da linda fachada trabalhada.

Na fachada algumas esculturas, como o famoso rinoceronte levado pelos navegadores da África ao Velho Continente, dentre outros.
Continuando a subida pelas estreitas escadas de pedra você poderá divisar várias salas onde funcionou a administração do forte ou que serviram de reunião para definir estratégias de defesa para a capital lusa, contra saqueadores e invasores de toda ordem, nos séculos passados.
interior da Torre

 Saindo da bela torre, símbolo maior de Lisboa, continuamos pela Beira Rio, em direção ao MOMUMENTO AOS NAVEGADORES. Este monumento é uma réplica. O original foi construído para a Exposição do Mundo Português, em 1940. Mas como o material era perecível foi desmontado e reerguido no ano de 1960, para a festa dos quinhentos anos da morte do infante D. Henrique.
Monumento dos Descobrimentos

Na forma de uma caravela, possui três mastros. Nas laterais é ornado por altos e baixos relevos que representam a bandeira de D. João I e na entrada há a espada da Casa Real de Avis. Na proa ergue-se a estátua de D. Henrique tendo em uma das mãos uma caravela. Acompanhando um trajetória descendente, há várias estátuas em homenagem a portugueses que se notabilizaram nas conquistas marítimas: Vasco da Gama, Bartolomeu Dias, Martim Afonso de Souza, São Francisco Xavier.
Em 1985 nova reforma ampliou-o, acrescentando um auditório, uma sala de exposições e um mirante, passando a ser então um Centro Cultural dos Descobrimentos.
Do PADRÃO DOS DESCOBRIMENTOS, como também é conhecido, segue-se a pé para o monumental MOSTEIRO DOS JERÔNIMOS.

Mosteiro dos Jerônimos
 A idéia do Mosteiro partiu de D. Manuel I, que pediu autorização ao Vaticano para construir essa grande obra às margens do Tejo. No local existia uma Capela dedicada à Santa Maria de Belém. A sua construção levou um século, de 1501 ou 1502 até 1601 e continuou devotado à Virgem de Belém. Passou por vários mestres de obra, que iam contribuindo para dar-lhe a feição atual, que passa do gótico ao renascentista. O prédio é grande, cerca de 300m de fachada e bastante elaborado. Realmente outra obra de arte neste recanto lisboeta junto à bela Torre de Belém.   A intenção de D. Manuel I, erigindo uma obra como essa,  era perpetuar a Casa Real de Avis, da qual descendia e mostrar a grandiosidade do seu reinado. Ali foi sepultado,assim como outros Reis (D. Henrique seu pai e D. Sebastião, seu irmão) Uma das grandes atrações e que causa emoção ao visitante de origem portuguesa é o fato de ali estarem sepultados também  grandes figuras da história , tais como o navegador Vasco da Gama e o poeta máximo da língua portuguesa Luiz Vaz de Camões.


Tumulo de Camões


Mais recentemente foram depositados no local os restos mortais de Alexandre Herculano e Fernando Pessoa.


O Mosteiro desde que ficou pronto foi entregue à Ordem dos Jerônimos que davam conforto espiritual aos navegadores que dali partiam para os mares desconhecidos e para as grandes descobertas. Ficaram dominando o convento por 4 séculos, quando em 1834 foram extintas as ordens religiosas e o complexo passou às mãos da Real Casa Pia, que se dedicava à caridade. Ficou sob o novo comando até 1940. Com esta mudança muitas de suas obras foram saqueadas. De todo modo o que restou internamente (paredes, pilastras, capelas) e externamente são consideradas verdadeiras joias da arquitetura Manuelina.
Destacam-se também na fachada os Portais, com uma riqueza extraordinária de detalhes.

 A Igreja é ampla e tem largos espaços interiores. Procure visitar a sacristia, com teto em abóbodas.  
Interior do Mosteiro
 Há ainda pátios ajardinados que valem uma visita e os museus Nacional de Arqueologia e da Marinha que foram construídos já no século XIX, em estilo neo manuelino no lado oeste do Mosteiro. 
Preste atenção que as visitas se encerram cedo.
Horários: Outubro a Abril Das 10h00h às 17h30 (última entrada às 17h00)
Maio a Setembro
Das 10h00 às 18h30 (última entrada às 18h00) Encerrado: Segundas-feiras e nos dias 1 de Janeiro, Domingo de Páscoa, 1 de Maio e 25 de Dezembro 
Seguindo para a direita de quem está defronte ao Portal Sul você vai encontrar não muito longe uma das maiores delícias da confeitaria portuguesa: a casa original onde se fazem os pastéis de Belém e o único lugar onde se pode usar esta nomenclatura. As demais panificadoras ou confeitarias que os fabricam, embora usem a mesma receita, os chamam de pastéis de nata. 
Há filas para comprar e levar pra casa ou para aguardar mesa e tomar um café. Não peça pouca quantidade.Os garçons atendem em linha de produção para acelerar o serviço. Dificilmente voltarão à mesa para um novo pedido.  As filas das mesas não são demoradas. Há vários salões.

Não ouso colocar as fotos do interior porque estava comendo com tanta gula que fica deselegante  expo-las aqui no blog. rsss Adoro. 

OCEANÁRIO E PARQUE DE EXPOSIÇÕES 

Num domingo resolvemos passar o dia no Parque das Nações. Deixamos o carro estacionado junto a Estação Oriente. Fomos comprar passagem para o Porto e depois saímos andando pelo Parque. Amplo, com vias ajardinadas estende-se até o Rio Tejo.  
Procuramos primeiramente o Oceanário, já que estávamos descansados e a visita vale muito a pena. Queríamos ver tudo detalhadamente. O prédio tem a forma de um porta aviões e está em comunicação com o Tejo e o teleférico. 
Estava um dia quente e em alguns trechos da caminhada por entre os Pavilhões e demais prédios do complexo enfrentamos sol forte. Se estiver ensolarado o tempo leve sempre um chapéu, um boné ou uma sombrinha. 

O Parque das Nações foi construído para a Expo 98, na comemoração dos 500 anos da chegada de Vasco da Gama às Índias. O local atrai muito público por ser um espaço agradável, com muitas opções de lazer, além de ter prédios de uma arquitetura arrojada.



Lá a população local também se mistura aos turistas para compras no Shopping Vasco da Gama, além de usar o teleférico e usufruir da vista da Ponte Vasco da Gama, uma das maiores da Europa. 
Apesar de ser um shopping agradável, os restaurantes nada tem a ver com os maravilhosos de Lisboa, que as vezes são simplesmente um botequim, mas tudo feito com carinho e sabor. Já no shopping a comida soube a isopor. Mas faz parte, poderíamos ter escolhido um dos restaurantes nas alamedas que levam ao Oceanário. Acredito que não seriam tão à moda 'fast food'. 
Dos prédios que compõe este belo conjunto temos o Teatro Camões, àrea internacional que deu lugar à Feira Internacional de Lisboa, Pavilhão do Conhecimento, Pavilhão Atlântico, Pavilhão de Portugal.
Vamos para o OCEANÁRIO, uma das  grandes atrações da cidade.
Oceanário


O Oceanário (www.oceanario.pt)idealizado no formato de um porta aviões compõe-se de 30  aquários, com peixes de todas as partes do mundo. Um deles, que é o central (denominado Global), possui várias espécies coabitando: tubarões, arraias, atuns etc. Esse tanque tem cerca de cinco milhões de litros de água. Junto a ele, separado apenas por placas de acrílico foram feitas ambientações com fauna e flora de outros oceanos:  O Índico, o o Pacífico, o Atlântico Norte e o Oceano Antártico. 
Oceanário by Graça Gonzalez
É encantador. Reproduz com fidelidade o fundo do mar das regiões mais belas do planeta. O colorido concorre com o dos mais incríveis e sofisticados jardins que o homem possa ter imaginado, mas  nunca a ele vão se igualar. 


Oceanário by GGonzalez

Você não fica só um minuto apreciando o belo quadro, como o acima. Fica vendo a vida se movimentar nos corais, pedras e plantas e peixes também coloridos ou multicoloridos ou fosforescentes.E se perde a contemplar esse luxo. 
Oceanário de Lisboa, by Graça Gonzalez
Das amostras temporárias pudemos ver as nossas conterrâneas tartarugas, do projeto TAMAR. Hoje está expondo florestas submersas. Vale ressaltar que o Oceanário não é somente um centro de exposições, sua missão é mais ampla e ousada, pois pretende através do conhecimento e da pesquisa conscientizar a todas as pessoas e instituições,  da importância da vida marinha para o mundo e a necessidade de sua conservação. 
Deixando para trás este paraíso fomos fazer outro passeio muito agradável e que fica próximo ao Oceanário: O TELEFÉRICO DE LISBOA.


Teleférico de Lisboa, by Graça Gonzalez


As pequenas cabines percorrem suspensas em cabos um espaço de 1230m, sobre o Rio Tejo. Um passeio pra lá de agradável, onde  você tem a visão global do espaço no entorno,podendo  tirar fotos ou simplesmente se deliciar com a vista, inclusive da bela e longa Ponte Vasco da Gama. Você pode sair ao fim deste percurso ou retornar ao ponto inicial de partida. Basta comprar o ingresso relativo ao percurso que deseja fazer. 

FREE PORT LEISURE PORTUGAL 

 Para quem quer fazer excelentes compras a preços razoáveis indico o FREE PORT (www.freeport.pt). Aqui você tem que cruzar a extensa Ponte Vasco da Gama (uma das maiores da Europa)para a Vila de Alcochete, bem próximo à ponte. O endereço é Av. Euro, 2004. O site do Freeport contém todas as informações e mapas para orientar no seu deslocamento de Lisboa até o centro de compras. Você vai se surpreender. Pouco divulgado no Brasil recebe turistas de todas as partes do mundo por oferecer produtos de grandes marcas, a preços convidativos. Então quem gosta de ir a NY ou Miami comprar também pode diversificar indo ao Freeport. Shopping a céu aberto, tem lojas de roupas, louças, farmácias, casas de câmbio. acessórios, tênis e sapatos. Como gosto muito da Desigual lá comprei presentes para os familiares, bem como roupas e bolsas. Uma festa. Maridos ficaram sentados na praça apreciando o azul do céu e o paisagismo do espaço. 

 ONDE COMER EM LISBOA

Portugal é o paraíso da gastronomia, já cantei isto em prosa e verso. Fiquei fã de sua saborosíssima comida nesta minha viagem e acho que passei a vida sem saber o que era realmente bom. É tudo muito especial, desde o famoso bacalhau e todas as sua variações de pratos, as carnes, os pães, as entradas , as azeitonas, embutidos, tortas, frutos do mar.  Tudo é absolutamente delicioso.
Então não tem erro. Eles capricham ( exceto no shopping). Como as pessoas ( falo do meu caso), procuram restaurante sem querer sair do roteiro acho que você pode escolher pelo jeito e a vista dos pratos que estão sendo servidos. Mas se você estiver perto de um dos  locais que vou enunciar, entre em um deles, pois são muito bem conceituados por quem já os frequentou. Lembre-se que já falei de uns restaurantes na Alfama no post anterior.
Recomendaria também, numa rápida passada:
SOLAR DOS PRESUNTOS ( www.solardospresuntos.com): bem instalado num casarão de azulejos, o Solar é muito bem avaliado pelos frequentadores. Situado na Av. da Liberdade - Portas de Santo Antão, 150 oferece pratos tradicionais da cozinha portuguesa. Comida farta, boa carta de vinhos e principalmente oferece sabor, dos petiscos à sobremesa. Avaliação feita pelos sogros do meu filho o Casal Roberto/Lucia Munhoz. Qualificado como imperdível. Não vá a Lisboa sem visitá-lo e saborear as iguarias de seu cardápio.Horário de almoço: das 12:00 às 15:30 e para jantar das 19:00 às 23:00.

Localizado no Chiado, Largo de São Carlos, 10, na vizinhança do Teatro Nacional de São Carlos e da casa em que nasceu Fernando Pessoa, está o BELCANTO. Restaurante de alta culinária,ja recebeu duas estrelas, do Guia Michelin   (http://www.joseavillez.pt/#/pt/belcanto.  A preocupação inclui a apresentação dos pratos, considerando-se que os cozidos e demais iguarias da tradicional cozinha lusa são difíceis para sofisticar sua aparência.Abre para almoço, das 12:30 às 15:00 e para jantar das 19,30 às 23:00.Fecha domingo e segunda.   

No Bairro Alto, há o Restaurante 100 Maneiras (www.restaurante100maneiras.com), orientado pelo Chef iugoslavo Ljubomir Stanisic. Fica na Rua do Teixeira,35. Bairro Alto. Possui cerca de 30 lugares. Aberto todos os dias, a cozinha encerra as 23 horas. 

O Restaurante Faz Gosto by Duval está instalado num antigo convento, contendo vestígios de uma muralha do século XIV.Ambiente muito agradável.Comida saborosa, ali se respira história e cultura, sob novo conceito do tacho à mesa.  O endereço é Rua Nova Trindade, 11.Funciona para almoço e jantar, nos seguintes horários, respectivamente: 12:00 às 15:45  e 19 às 22,30. Fecha as segundas.

Ainda poderíamos citar a CERVEJARIA DA ESQUINA. Como entrou a moda das cervejas sofisticas, uma diversidade enorme de sabores, aqui os amantes da bebida vão encontrar o que buscam. A carta de vinhos também é completa. Neste local ainda são servidos cremes, camarões, sopas, marisco, lagostas, carnes e as chamadas comidas de tacho. O espaço é moderno, clean e decorado com aquários. Está localizado na Rua Correia Teles, 56, Campo de Ourique. Fecha aos domingos a noite.
Preste atenção porque muitos destes restaurantes citados fecham aos domingos e alguns também às segundas. 

Vou finalizar esta curta e seletiva  lista(sim porque a cidade possui muitos restaurantes dignos de serem indicados),com o Restaurante AS SALGADEIRAS, situado na rua do mesmo nome, n.18 perto do Largo de Camões, no Bairro Alto. Aqui eu encontrei o ambiente que realmente me agrada. Quem lê meu blog vê que eu me encanto e sempre faço questão de citar os restaurantes tipo "cave". Acho misterioso e com um recheio a mais, o da história. Neste caso específico lembra muito uma cave, pelas suas paredes de pedra, arcos ,tijolos a vista, mas trata-se de um espaço de uma antiga padaria. A comida tradicional lusa com as insuperáveis alheiras e outros acepipes da cozinha portuguesa. Claro, não esquecendo das sobremesas. 
Era isto que eu queria deixar por hoje amigos. Nos encontramos novamente no Interior. Afinal Pòrtugal não é só Lisboa....

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...