sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

ALFAMA

ALFAMA - Trata-se de um bairro bem antigo. Seu nome remonta ao árabes  que dominaram a península Ibérica entre os séculos 8 e 12 de nossa era. Al-hamma quer dizer águas ou fontes. De fato havia várias nascentes na localidade, que foram encanadas para atender aos vários chafarizes ali construídos. Chegou a ser o Bairro mais bem servido de água, antes da construção de aquedutos. O Museu do Fado,  Largo do Chafariz de Dentro n. 1
 

 situado na parte baixa do Bairro, está edificado sobre uma cisterna, aberta à visitação  pública.  
humor lusitano nas nomeações de ruas
 
 Situado num dos montes que constituem a cidade, o bairro lembra uma pequena vila. A população local se conhece, há alegria e vivacidade que atrai turistas de todas as partes. Muito colorido nas primaveras ( bougainvilles) e nas roupas penduradas nas janelas, disputando espaço com o coloquial papo das vizinhas. Durante a idade média havia duas Alfamas, a dos prósperos moradores chamada de Alfama do Alto, era amuralhada( Antiga versão dos condomínios ao que parece); e a do Mar, mais popular, era habitada por marinheiros e pessoal de menor poder aquisitivo. O bairro começou a entrar em decadência ainda na idade média, quando os ricos se mudaram e o bairro ficou entregue a traficantes e a vadiagem. Somente no século XX foi executado um trabalho de recuperação e revitalização , sendo hoje uma área residencial, comercial e sobretudo turística das mais frequentadas de Lisboa.
 
escadarias da Alfama


No sobe e desce de suas ladeiras e escadas você vai encontrando preciosidades, casarios, prédios seculares. Vai se deliciar com os nomes interessante das  suas ruelas,  como o Beco do Quebra Costas.
Indo para o topo  encontra-se vistas deslumbrantes da cidade e do Rio Tejo, a partir do Miradouro de Santa Luzia, por exemplo.

 Logo nas proximidades há a igreja do mesmo nome e na vizinhança o Museu de artes Decorativas com um belo acervo de pinturas, prata, porcelana móveis para os apreciadores do belo e  da decoração. Sempre ladeira acima ( prepare-se para o exercício físico), e no topo,  encontra-se o icônico Castelo de São Jorge.
 Os bairros antigos e cheios de charme de Lisboa estão nas encostas. Subir e descer pode ser cansativo em qualquer idade; mais numas que noutras. Então há opção de táxi ou de bondinho ( linha 28), que  para no alto, perto da Porta do Sol, junto ao Miradouro.
 
 
 Mas para alcançar as ruinas do Castelo tem que caminhar um pouco, caso a opção seja o bondinho. Já os táxis sobem até o portal de entrada.


Caminhando você se depara com as mais incríveis e charmosas construções, portais e umbrais, além de apreciar os  moradores jogando "conversa fora", carteado ou outros jogos de mesa nas praças. Turistas aos montes visitam diariamente o famoso bairro e a emblemática e milenar fortaleza.

Extraída do Google free images

A sua história remonta aos visigodos. Recebeu as feições atuais dos mouros que dominaram a cidade nos primeiros séculos da era Cristã. Depois foi sede do governo, daí o nome de Castelo. Também serviu de prisão e quartel. Esse importante monumento histórico alberga no seu interior o castelejo, a cidadela e a esplanada.

extraída do Google free images

 Explorando os jardins e subindo em suas muralhas, sempre se terá uma bela visão da cidade. Há ainda espetáculos de multimídia  e museu para ver. E além destes,  loja para compra de lembranças. Reserve um período do dia para uma visita demorada e agradável. Há sempre o que explorar por lá e belezas a descortinar.

CASAS DE FADO 
 Você não pode perder espetáculos de fado na Alfama. Há muitos restaurantes com shows deliciosos. Então faça seu passeio pelo bairro e estique para uma noitada. Ou vá especialmente, apreciar a execução e interpretação de um dos grandes patrimônios culturais de Portugal: o Fado.
Clube do Fado Mario Pacheco
 
 Vamos elencar algumas dessas casas, que são as bem contadas pelo público, mas informe-se no local . Lembre-se que as preferências são sempre pessoais. Eu me encanto por ambientes como o da foto.( antigas caves):
Sr Fado - Rua dos Remédios, 176
Guitarras de Lisboa - Beco do Meio, 1,
Taverna Del Rey - Largo do Chafariz de Dentro, 14,
Páteo da Alfama - Rua São João da Praça, 18,
São Miguel da Alfama - Rua de S. Miguel , 9
Salgados Esteves Ltda - Rua São Pedro, 4,
Restaurante Coração da Sé - Travessa do Almargem, 4A ( este é muito bem cotado com comida refinada e bom fado).

E terminamos por hoje , selecionado do You tube, na voz de Amália Rodrigues,  Lisboa Antiga uma homenagem aos parentes portugueses em especial meu cunhado Manuel José, Helena, e filhos além da querida Eugênia M Gomes e demais familiares

https://www.youtube.com/watch?v=nyeOe2E5LUw

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...