quarta-feira, 16 de março de 2016

É VERÃO EM PRAGA - ÚLTIMA PARTE



PRASKY HRAD


O Castelo ao fundo com as proeminentes torres da Catedral de \S Vito - Visto da Torre do Relógio Astronômico



O Castelo de Praga ou Prasky Hrad é um aglomerado de prédios de várias épocas, datando os primeiros da era medieval. Situado no mesmo local da fundação da cidade, no topo do morro,esta pode ser vista de qualquer ponto. Também a partir dele pode ser visualizada grande parte da região. Foi um lugar estratégico para o controle dos barcos que chegavam à cidade pelo Rio Vltava desde tempos imemoriais.O Bairro tem o nome impronunciável: Hradcany. Mas você vai se acostumar com ele, pois todos os caminhos levam por este ao maior castelo do mundo (Guiness Book). A evolução dessas construções tem data longínqua, havendo notícias que por volta dos anos 1000 já existia um grande palácio, numa área de 6000 m2, cercado por muralhas. Poucos tempo mais tarde, no século XII foi feita uma outra obra para inclusão no seu interior de importantes edifícios vizinhos, tornando-se  o conjunto que conhecemos hoje. Era o ano de 1135 da nossa era e o comando estava com o o príncipe Sobeslav. O complexo permaneceu como sede dos reinados da Bohêmia até a queda da mornarquia. Com a instituição da República veio a sediar os escritórios do Governo e também a residência presidencial (o que remonta aos anos 1918). A título de curiosidade os últimos nobres que por ali estiveram foram os da dinastia dos Habsburgos da Áustria.Sua área territorial estende-se por 72,500 m2 contando-se  Palácios, Igrejas, casas, masmorras, e jardins. Há muito o que se ver, pois alguns prédios também albergam museus.(veja PRAGUE CASTLE, viagem no inverno) 




Fomos duas vezes à cidadela nessa viagem. A primeira com o elegante guia ( engenheiro de som, poliglota fazendo "bicos" para aumentar a renda)  e depois fomos de tram (moderno bonde urbano) passando por dentro dos belos jardins que circundam a cidadela. 



Paisagem nos arredores do Castelo

Em meio à área verde há incríveis construções como Igreja Ucraniana que tem o nome de Carpathian Ruthenia Church of St Michael Archangel. Para facilitar fique com "Igreja de São Miguel Arcanjo". Trata-se de um prédio todo em tábuas atravessadas e as primitivas telhas single, trasladado para Praga em 1929. É bastante exótico, baixinho e com torres em forma de pagode de diversas alturas, tudo em madeira escura. É uma igreja ortodoxa, mas parece mesmo uma casa de mágico das estorinhas infantis.  


Igreja Ucraniana de S'ao Miguel Arcanjo

Também nas proximidades pode-se visitar a Igreja de Nossa Senhora do Loreto. Local de peregrinação, sua arquitetura é barroca e o seu interior é muito rico, com belos afrescos e mármores coloridos. Mandado construir pela Baronesa Lobkowitz, tem no seu interior uma réplica da casa da virgem Maria. Lembro que os Lobkowitz fundaram em 1446 uma famosa cervejaria, cujo produto é até hoje bastante apreciado por moradores e turistas. A fábrica mantem-se com os seus descendentes.




A entrada do Castelo  - 
Vamos  à visita ao interior da cidadela.Comecemos pela troca da guarda. 
De hora em hora tem o show de troca da guarda. Nos finais de semana, ao meio dia a performance é mais demorada e inclui toques de clarineta e instrumentos similares. Os sons vem do alto, das janelas de um dos Palácios.A guarda é composta de homens muito bonitos que fazem a alegria das turistas.





 



SVATÝ VIT OU CATEDRAL DE S VITO



Fachada da Catedral de S Vito

Cruzando pelos áridos pátios de entrada, logo a primeira atração a conhecer é a famosa Catedral de São Vito, sede do arcebispado de Praga.


Pátio interno do Castelo
A belíssima igreja gótica data do século IX , primórdios dos anos 900. Mas só foi concluída no século XX. Encontra-se apertada entre as demais construções e se torna difícil fotografá-la por inteiro.



 A entrada é gratuita até o adro. Mas para seguir percorrendo seus corredores e capelas laterais é preciso pagar. Então compre logo o seu bilhete de ingresso porque vale a pena. 



ao fundo o órgão

Neste local foram coroados reis e também celebradas as suas exéquias (fala-se ainda, que ali eram efetuadas as cremações dos corpos). São vários e ricamente adornados os altares laterais,contudo o mais impressionante é a Capela de São Venceslau, cujas paredes são forrada de pinturas. Há um cômodo por trás dela que guarda as jóias da coroa, só exibidas ao público em algumas celebrações pontuais. 

Capela de São Wennceslau ou Václava de rara beleza e riqueza


Já de tempos mais atuais é o túmulo em prata de São João Nepomucemo, também um verdadeiro e complexo trabalho de ourivesaria.


Tumulo de São João Nepomucemo - em prata

Detalhes artísticos da Catedral

Os vitrais imponentes merecem um longo e cuidadoso olhar.

vitrais artísticos e altar ricamente trabalhado
Depois de muito tempo na Catedral, saia e contorne para os fundos da Igreja onde há um belo pátio com a Basílica de Nossa Senhora, a de São Jorge, o Convento, o Antigo Palácio, a Rua do Ouro, a Torre Daliborka e o Palácio Lobkowitz.


BASILICA DE SÃO JORGE E CONVENTO

Este  foi um dos primeiros prédios erigidos em pedra, concomitantemente à Igreja de S Vito, aí pelo ano 920 DC. É em estilo Medieval Românico. Sobressaem-se por trás da fachada rósea, muito bem cuidada, umas torres em granito branco que fazem um belo contraponto com o céu azul, quando ele está azul..... A Igreja é considerada uma preciosidade histórica e artística. Conhecemos no Castelo de Edimburgo uma Igreja dos primórdios dos anos mil, dedicada a Sta Margarida, mas lá ela é bem velhinha, estrutura delicada, parece que vai desabar a qualquer momento.Diga-se de passagem, um encanto. A de Praga até mais idosa, passou por algumas reformas e sua fachada ganhou um toque de Renascimento (estilo barroco).Está em perfeito estado e para o leigo ela passaria por uma construção mais recente. 

Das mais antigas data de 902 DC. 
Mas o seu interior  é medieval, com aquela rusticidade encantadora. Arcos de volta perfeita e tetos em abóbadas são inquestionavelmente influência do Estilo Românico. Me fascinam estes ambientes em pedra, de perfeição singela, despretensiosa. Será que eu poderia dizer até certo ponto clean?


A solene Igreja Serviu de túmulo para reis e nobres, principalmente da dinastia Plemyslida (a primeira de Praga), dentre os quais encontra-se o da santa católica,Ludmila que era avó do Rei Wenceslau. Recentemente foram descobertos ossos e vestígios de sepulturas de padres que naturalmente trabalhavam na Igreja e ou no Convento em anexo. Eu mencionei isto na postagem da viagem anterior.




Os seus corredores são cheios de túmulos bem singelos e antigos.Vale ver cada centímetro, suas pedras escritas, as velhas portas, as grades de ferro, os arcos...

túmulos antigos
Vamos adiante. O convento anexo, é hoje uma Galeria Nacional conhecida como Galeria Nacional do Convento e São Jorge, cujo acervo é de obras do século XIX. A visita é independente da da Basílica. Este local era administrado por freiras beneditinas e destinado às nobres que eram encaminhadas para o serviço de Deus. Fala-se que gozava de grande prestígio por causa das suas moradoras.


O ANTIGO PALÁCIO REAL OU STARY KROLOVSKY PALAC

Nas imediações da Basílica fica localizado também o antigo Palácio Real. Sua origem remonta aos finais do  século XV e inicio do XVI. São vários os ambientes a serem visitados: a Sala Vladislau, o terraço exterior com vista para Malá Strana, a Capela de Todos os Santos,a Ala Luis ( onde se reuniam os oficiais da Chancelaria e a Câmara do Conselho Imperial), a Sala da Dieta ( cujos detalhes arquitetônicos copiam os da Sala Vladislau), a Sala dos Registros, com decoração de Escudos e a Sala do Trono (foto na postagem CINCO DIAS EM PRAGA).
A mais apreciada porque espetacular em tamanho, como obra de engenharia e também pela estética, é a SALA VLADISLAU. 


Sala Vladislao usada para toda sorte de cerimônias e até torneios de cavalo
As suas dimensões são consideráveis, criando um grande espaço aberto, sem sustentação. Me lembrei do Masp de SP. Era usado para bailes, cerimonias de coroação de reis, assembleias, audiências e os torneios. Os cavaleiros entravam por uma escadaria especialmente construída para este fim. Parece-me que ainda hoje é usada em ocasiões especiais.

VIELA DO OURO OU RUA DO OURO

Seguindo a leva de turistas você vai se deparar com a  famosa  Rua do Ouro. Por ser meio distante do Castelo ali eram abrigados em galpões e alojamentos os seus empregados.  Mas com o incêndio de 1541 foi substituído por pequenas casas que passaram a moradia de alquimistas e astrônomos da corte. Com experimentos secretos e com os estudos para adquirir o "toque de Midas" este local envolveu-se numa aura de mistério, e com ela surgiram lendas e mitos.Conta-se que no número 22 morou por 2 anos o famoso escritor Franz Kafka ( que não é uma figura muito querida por lá).  Hoje, mantidos como nos tempos iniciais, as charmosas casinhas servem como exposição do estilo de vida de séculos atrás, bem como de lojas de lembrancinhas e artesanato.

Rua do Ouro
casinhas dos Alquimistas

interior de uma das casinhas
O final da rua reserva uma boa surpresa, a inconfundível e redonda TORRE DALIBORKA. Não deixe de visitar é muito interessante e autêntica, com suas masmorras, onde por não haver outro acesso, os presos eram içados por cordas, movidas por roldanas. Eu diria, um elevador rudimentar. A torre leva o nome do seu primeiro prisioneiro. Perscrute tudo: a obra como um todo, seus detalhes como o gradio, as portas e paredes, o teto , mas também a exposição de objetos de tortura. Para apreciar é melhor abstrair que seres humanos passaram por dolorosos momentos naquele interior. 


OUTRAS ATRAÇÕES DE PRAGA


No alto da Colina Petrin a Torre Rozledna

Crianças vão gostar do Castelo. Por não passar veículos, elas podem se soltar naqueles pátios, assim como nos jardins, fazer lanche, tomar sorvete. Mas há outro divertimento especial: O MUSEU DE BRINQUEDOS, com exposição de objetos antigos e outros mais atuais. 
Se por acaso sua visita coincidir com o horário do almoço ( 13 horas), vá descansar ouvindo música de Câmara  no Palácio Lobkowitz, onde ainda estão expostas reproduções de partituras famosas, bem como instrumentos musicais.São selecionadas dentre outras obras de Dvorak, Mozart e outros mestres, com artistas locais selecionados dentre os melhores atuais.
Palácio Lobkowitz

E são muitos os passeios a serem feitos, muitos teatros, parques e mirantes (dentre eles a famosa TORRE DO PARQUE PETRIN, situada na colina do mesmo nome com acesso por funicular).
Torre Petrin

Procure restaurantes exóticos,e se gostar de fantasmas e bruxas também,  tem passeios no centro histórico à caça deles. É uma cidade turística e tem tudo para todos os gostos. Voltarei aqui, quando voltar lá. Ainda preciso conhecer o interior, quem sabe pegar o barco que vai até a Alemanha... Os que já foram contam maravilhas. Mas por ora que tal me acompanhar até a Polônia? Na próxima postagem estarei lá....mas já com muitas saudades do que ficou para trás. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...