sexta-feira, 1 de abril de 2016

POLÔNIA - A VARSÓVIA MODERNA

VARSÓVIA - POLÔNIA

CONTRASTES EM VARSÓVIA
Ao fundo o Palácio da Cultura, à direita da foto o Shopping Slote Terassy



CHEGANDO DE TREM 

Descemos na Estação Centralna,que como sugere o nome fica no centro da cidade. Próxima ao prédio que será a nossa referência para relatar esta viagem: o Palácio da Cultura e Ciência.


Mapa esquemático  do Lonely Planet, retirado da internet

A partir dele poderemos entender esta grande e plana cidade, cheia de largas e longas avenidas, em que passear a pé é um sacrifício e relatar o que vimos também. Juntei o mapa para dar uma noção da distribuição da cidade e seus pontos mais importantes. 
Nós usávamos bastante os bondes ( os TRAMs), que são os meios de transportes mais ágeis e fáceis, utilizando-nos das mesmas regras dos similares de outras grandes cidades européias. Compra-se o ingresso na maquininha nos pontos de embarque e ao entrar introduz-se em outra maquininha para validar o bilhete ( sob pena de multa se não o fizer). É o metrô de superfície, porque o Metrô propriamente, ainda está em construção e com apenas uma ou duas linhas. Eu avisarei quando este meio de transporte for viável para alcançar algum  local  turístico. 



Fomos recebidos por uma representante do pool de flats, onde nos hospedamos. Ela acabou se pendurando em mim, para as conversas iniciais porque os demais tiveram certa dificuldade de comunicação em inglês -  com a polonesa. De fato  não é mesmo uma tarefa simples.  Pior que isto só falar em inglês com um chinês. Eu confesso que fiquei extenuada, mas parece que dei conta do recado. Foi uma rápida caminhada porque nosso apartamento ficava ali pertinho, na Rua Slote, que é a mesma rua do Shopping, anexo à Estação Ferroviária. Colocadas as malas no apartamento ( enorme também, confortável  e barato), fomos tomar nosso café da manhã no Shopping Slote Tarassy, um prédio super moderno em suas  linhas curvas,  ( como se fossem ondas de vidro ). A Rua em questão, que também dá nome ao centro de compras termina na Praça  onde se encontra o gigante Palácio da Cultura e Ciência, A Avenida na frente do Shopping,  lá chamada Aleja,   é a Janna Pawla II.Os leitores  devem  imaginar a quem se homenageia, não é?  Acertaram se pensaram no falecido Papa polonês João Paulo II. Não estranhem, os nomes masculinos em polonês terminam com "a". Chopin por exemplo é chamado de Fryderyka Chopina ( soa mal pra nós, mas é melhor ir se acostumando). 


O IDIOMA


O idioma; cedilha no E é demais.

E por falar no idioma , veja a placa acima, só dá pra entender,  de  tudo que está escrito,   a palavra  "kosmetik", o resto é ininteligível mesmo! Cedilha no E, é demais!
Dos lugares que andei, o mais difícil para falar e entender foi a Polônia. Eu e meus familiares tínhamos muita expectativa de visitar esse País, já que na nossa casa tínhamos como um dos pratos prediletos o PIEROGUI. Hummmm...  conto mais adiante o nosso encontro com o passado gastronômico polonês .Mesmo com uma certa ligação cultural chegamos ao consenso de que  a sua escrita e a lingua eram criptografias inquebráveis. O inglês é falado por muitos e principalmente nos pontos turísticos. Treinem o seu inglês se quiserem viajar sozinhos. 


A CIDADE E SEUS CONTRASTES: PASSADO E PRESENTE JUNTOS


Diante de um cenário de contrastes entre o antigo e o novo tomamos o café  da manhã. O Shopping é moderno e elegante seus restaurantes são agradáveis, as lojas são de algumas das cadeias conhecidas pelo mundo e todo o seu interior tem uma  arquitetura e decoração interessantes, com preços mais interessantes ainda.Guarde sua sanha de compras para os cosméticos que são o frisson do momento na Europa ( os da marca Inglot). 


CAFÉ DA MANHÃ NO SHOPPING
no terraço do shopping Slote para o café da manhã
.
Após saciada a fome, e de mapa à mão todo assinalado pela recepcionista do flat, fomos conhecer a Casa da Cultura e Ciência com seu relógio de 60 metros, fixados  no alto do prédio que os Poloneses detestam.Trata-se de uma amarga herança fincada no coração da metrópole por Stálin.  A fase de domínio soviético foi uma outra ferida, cujas cicatrizes os poloneses procuram apagar. Se não fosse um edifício tão negativamente emblemático eu até diria que gostei da arquitetura e que forma um belo conjunto com os demais prédios vizinhos. Nele, os  espaços são dedicados à arte com salas de concerto, teatro, cinema e o Museu de Tecnologia. No seu 30 º andar há um mirante com uma ampla vista da plana cidade (sem obstáculos se enxerga longe e em todos os ângulos).


 A  estrutura do edifício  é bem pesada, e o prédio é muito grande  mas vejam na primeira foto como forma uma  harmoniosa composição com o prédio futurista da Rua Slote.
Varsóvia segue renascendo das cinzas, pois ao contrário da vizinha Praga foi arrasada pelas invasões e por várias guerras pelas quais passou. Suas belas construções medievais e renascentistas, muitas das quais abaladas na Primeira Guerra vieram ao chão na Segunda Grande Guerra. As fotos da destruição chocam, mas a cidade não tem mais escancaradamente visível os  vestígios das ruínas.
O Staré Maesto, centro histórico, com belas igrejas e prédios governamentais, mercados e lojas está sendo reerguidos, mas não é uma simples reconstrução, trata-se de uma reconstrução fiel. cercada de cuidados meticulosos para que reproduzam à perfeição os prédios antes ali existentes. Com  isto surge uma cidade alegre, colorida e cheia de vida, preparada para uma nova fase de paz e fé no futuro. Ainda há grandes espaços vazios resultantes da destruição que  estão dando lugar a largas avenidas como já falei,  e prédios futuristas,em vidro e aço de arquitetura arrojada.  Para nos situarmos optamos inicialmente por pegar um sight seen (ônibus de dois andares que percorre os locais turísticos , com guias ou explicações pelos famosos audios - os telefoninhos).




Obras do Metrô de Varsóvia
Placa das obras do Metrô 
Seguimos neste nosso ensaio, para a Avenida Swietokrzyska que fica do lado da Praça  do Palácio. Caminhamos até uma rua transversal, sossegada, onde se situa um belo parque e ali tomamos a condução para circular pela cidade . Na verdade há pontos iniciais do ônibus na Praça mesmo, ao lado da Estação Central. 



HOP ON HOP OFF

 O passeio no ônibus turístico é bem abrangente.Percorre as ruas centrais e todas as que tem ligação com os fatos recentes e passados da cidade. Há uma sequência de monumentos, museus e igrejas, todos relativamente perto. È só prestar a atenção ao mapa. Como se vê da foto abaixo, logo divisamos uma solenidade no MONUMENTO AO SOLDADO DESCONHECIDO (Plac Marszalka Jósefa Pilsukiego) ,com a deposição de flores e coroas  aos pés do monumento. Em geral estas homenagens ocorrem  quando há visitas de dignatários de outros países. Ao fundo vê-se o  Palácio da Cultura. Ás nossas costas encontra-se os fundos do Teatro Wielki - Ópera Nacional. Para ver sua fachada contornem o prédio. Ele dá frente para a Plac Teatralny  . 

Monumento ao Soldado Desconhecido ( homenagem solene)


Fachada do prédio da Opera Narodowa - Teatr Wielki


Ainda na praça  do Monumento ao Soldado Desconhecido, está situado o  famoso Museu ZACHETA NARODOWA. Ao seu lado com face para outra rua, a Av. Krolenswska,  está a bela igreja protestante KOSCIO EWANGELICKO, com teto na cor verde.
O Zacheta National Gallery of Art (Zacheta Narodowa) é um museu de arte contemporânea, com cerca de 700 pinturas, 100 esculturas, trabalhos gráficos , desenhos e outras coleções. 


Museu Zaceheta e a igreja Koscio Ewangelicko, com a cúpula verde arredondada


MUSEU COPÉRNICO e MARIE CURIE

Nesta mesma direção, mas no sentido do Rio Vístula está localizado o moderno  COPERNICUS SCIENCE CENTRE . Lembrem-se que Nicolau Copérnico nasceu na Polônia. Salientou-se como médico, astrônomo, matemático e foi até governador. Autor da teoria heliocêntrica ( sol no centro do sistema) tornou-se mundialmente conhecido. 


Museu Copérnico
O endereço do Museu é Wybrzeze Kosciuskowskie, 20, Como tudo que é feito em Varsóvia,  é muito esmerado e deve ser recomendado principalmente para estudantes.São vários os centros de exposição e interatividade como o relativos ao corpo humano, robótica, alta voltagem, dentre outros. O PLANETÁRIO em anexo é diferente do já visto, de formas geométricas foge ao convencional dos arredondados. Todo em vidro é um local dedicado ao céu e ao espaço, onde é possível ver filmes sobre o tema. Excepcional, não perca. 
Planetario
O MUSEU MARIE SLODOWSKA CURIE, é um museu biográfico da grande dama das ciências nascida em terras polonesas. Dois prêmios NOBEL, um em química outro em física transformou-a numa mulher que rompeu as barreiras impostas pelo seu tempo. Foi ela que descobriu o radium e o polonium. O museu está localizado num antigo prédio da Rua Freta, 5. (site: Muzeum Marie Curie ). 

IGREJA DE SANTA CRUZ ou KOSCIOL SWITEGO KRZYZA

Ainda paralelamente ao curso do Rio, seguindo para o Staré Miasto , ou Centro Velho, está a imponente Igreja de Santa Cruz, na Rua Nowy Swyat, servido pela estação do Metrô do mesmo nome. A Igreja é católica romana e possui como atração o coração de Frederic Chopin depositado em uma urna de cristal, dentro de uma de suas pilastras. Este coração salvou da destruição a imponente igreja barroca. Um general nazista, que como todo alemão que se preza ama a música, impediu a demolição da torre, que guardava aquela relíquia. Em estilo  barroco, seu piso é de mármore xadrez branco e preto, os trabalhos nas paredes laterais e altar são em policromia dourada, há pinturas e um vistoso órgão sobre a porta de entrada. Vale a pena conhecer.  





MUSEU FREDERIC CHOPIN

Palácio Ostrog - Museu de Chopin (foto download da Wikimedia Common)

Tudo que se falar da Polônia vai ser sempre marcado por fortes  emoções. Vejam esta visita ao sóbrio Museu em homenagem à vida e obra de do meu amado compositor Frederic-François Chopin (como toquei as suas criações na minha infância e adolescência). Nascido em Zelosowa Wola, distrito de Varsóvia morreu aos 39 anos de idade e deixou uma obra que é orgulho dos seus conterrâneos e enche a alma dos que apreciam a música erudita.  O museu fica situado na Okolnik, 1 e é  relativamente perto do Museu do Levante, na zona central da cidade. Se vocês estiverem perto de uma das linhas do Metrô usem-na e desçam na Stacja Metra Nowy Swiaty, Uniwersitet. (perceberam as proximidades?). O museu funciona num  prédio de cinco andares, o Palácio Ostrog, Foi fundado em 1964 e reformado para os 200 anos do  nascimento  do homenageado ( 01 de março de 2010), ganhando interessante espaço multimídia. 
Essa Casa conta a vida artística do mestre, compositor e intérprete e  contém um acervo de 7000 itens incluindo piano, manuscritos originais, fotos , cartas pessoais, dentre muitos objetos como esculturas e a sua máscara mortuária. A coleção faz parte do Patrimônio Mundial da Humanidade da Unesco. Também é usado  para concertos e concursos de piano. 
Mais uma vez iremos até o nosso ponto inicial, o Palácio da Cultura, para buscarmos nossas  próximas atrações.Seguindo pela  Aleja ( avenida) Jerozolimska , onde esta se encontra com a Avenida Nowy Swiat , no numero 3, há dois museus. O  MUSEUM NATIONAL IN WARSAW e o POLISH ARMY MUSEUM ou Museu das Forças Armadas . O primeiro foi fundado em 1862, como museu de Fine  Arts. Possui um rico acervo, entre jóias, cerâmica, pinturas, esculturas, moedas e têxteis. Seu prédio em forma de U, contorna um repuxo e piscina centrais, que lhe ornam a entrada. Contíguo fica o Museu da Armada, que expõe nos seus jardins aviões, tanques, helicópteros e armas de grande porte. 

Museu Nacional de Varsóvia
Voltando pela mesma Avenida Jerozolimska para o centro, a duas quadras da Aleja Janna Pawla , há o simpático WARSAW RAILWAY ou MUSEU FERROVIÁRIO- rua Towarowa , 3. Eu  o recomendaria também para quem está com crianças ou adolescentes.. O prédio sugere que foi uma antiga estação de trem.  No seu interior tem as salas com miniaturas em vitrines ou funcionando em vários cenários montados para a alegria de quem gosta de ferromodelismo (cidades, pontes, montanhas, plataformas de embarque, etc... )


No seu exterior  há vagões, máquinas, trens antigos parecidos com os vagões do Orient Express e máquinas de guerra ( trens com carapaças e armas pesadas na frente). 

O GUETO DE VARSÓVIA e as referências ao massacre de judeus na  Segunda Guerra

 A região que circunda o próprio Palácio da Cultura  foi o local que ficou  tristemente famoso como o Gueto de Varsóvia. Tomando a   Avenida Emili Plater, que passa atrás do conhecido prédio,  cruzando a grande Avenida Swietokrzyska  logo adiante encontramos  a Nozik Sinagoga (Rua Twarda,6), perfeitamente restaurada. Este monumento e templo religioso encontra-se numa pracinha acolhedora e silenciosa, literalmente envolvida por grandes prédios. Não pense que vai ver muitas ruínas, restaram alguns vestígios, quase que somente para não apagar da memória o mal que o fanatismo pode fazer.  
Para os que não se lembram ou nunca ouviram falar, durante a Segunda Grande Guerra havia uma expressiva população de judeus em Varsóvia. Com a invasão pelas tropas nazistas, os judeus foram confinados na zona central da cidade, no bairro em que moravam ou tinham comércio e a sua volta foi erguido um MURO, onde as pessoas ficavam isoladas aguardando a transferência para os campos de concentração. Do MURO,  que isolou os judeus-poloneses dos demais cidadãos restou bem pouco. Passada a guerra veio a dominação soviética, onde a vida foi  retomada sem liberdade, sem naturalidade. E isto durou 45 anos. Com a saída dos novos invasores,  em 1989, parece que a cidade voltou a respirar os ares da liberdade. As  ruas do outrora Gueto estão arborizadas  e ali se alinham prédios residenciais de poucos andares em cores pastéis,  que em nada lembram o passado sombrio e a carnificina de que foi palco.




Se quiserem conhecer o Gueto de Varsóvia e fazer um passeio detalhado encontrei um bom blog que conta. ( http://paulofranke.blogspot.com.br/2010/09/4-o-que-restou-do-gueto-de-varsovia-2a.html  ). O passeio a pé pelas ruas é cansativo. Como falei, a cidade é grande e os quarteirões amplos. Não vi engarrafamentos e há vagas para estacionamento nas ruas. Portanto, alugar um carro pode ser uma excelente opção. 
Prosseguindo pela grande  Avenida (aleja) Solidarnoscie esquina com Plac Bankow vê-se um enorme prédio envidraçado, chamado de Arranha-céu Azul ou em polonês Blekitny Wiezowiec, que está no lugar da Grande Sinagoga Wielka,  derrubada pelos Nazis. Pertence à comunidade judaica.Pareceu-me mais pesado que o Palácio da Cultura. 




Andar pela cidade significa entrar pela história da humanidade num dos seus mais duros momentos. Seja qual for o itinerário você vai sempre se deparar com alguma coisa que faz relembrar aqueles momentos difíceis,sejam modernos monumentos ou velhas paredes perfuradas a bala. Vejam o muro abaixo, que interrompeu uma grande avenida, por exemplo. Contíguo há um museu o Pawiak. 

Pawiak rua interrompida pelo muro, tem anexo o Museu Pawiak

Mas nós fomos privilegiados (se é que se pode considerar isto um privilégio)  porque o nosso flat ficava muito próximo de pequenos restos do Muro, existentes não só na Rua Slote como  também na Avenida Janna Pawla. A sinalização é discreta, mas se vocês forem para a cidade com ânimo de ver esta parte histórica vão encontrá-la. Acho que eles não fazem espalhafato porque querem esquecer esses episódios dolorosos. Então estejam atentos porque numa de suas caminhadas uma daquelas paredes pode ter sido o limite entre a prisão e a liberdade ( relativa, claro!) de centenas de milhares de pessoas. 
Já na Plac Krasinskich não vai haver nenhuma ruína pára relembrar, Verão um prédio moderno e de muito vidro, como parece ser a tendência das cidades novas e esta pode-se dizer nova porque está em reconstrução. O  edifício que mostramos na foto  é onde está instalada a Suprema Corte da Polônia e tem à sua frente o MONUMENTO AO LEVANTE DE VARSÓVIA ou POMNIC POWSTANIA WARSZAWSKIEGO.





A avenida corta o meio do prédio 



O MUSEU DO LEVANTE - POWSTANIA WARZAWSKIEGO MUZEUM

imagem extraída da internet - vejam o mapa da Polônia marcado com a suástica


Já que estamos falando de um passado recente de grande impacto para o mundo e em especial para aquela cidade há um importante museu que trata do Levante de Varsóvia,Museu do Levante . Chega-se ao seu  endereço seguindo pela Aleja Janna Pawla, depois da Twarda. Logo cruza-se com  a grande Avenida Grzybowska. Entrem nela, à esquerda,  o Museu se situa no número 79 ( são vários os quarteirões desde que se alcança a rua em questão). Ele expõe a história da invasão do exercito nazista à Varsóvia e cuja tentativa de contê-los levou ao massacre de cerca de centenas de milhares de civis poloneses. É uma história arrepiante, onde se vê que o ser humano continua na barbárie, mesmo com toda a evolução material que vem alcançando ao longo dos tempos. Não costumo contar histórias no blog, mas aqui é preciso para você se contextualizar. 


Museu do Levante

Em 1943, nos últimos anos da Segunda Grande Guerra, os judeus presos no Gueto, se rebelaram contra os alemães. Restavam confinadas apenas  50.000 pessoas  das 450 .000 iniciais, a grande maioria levada para os campos de extermínio. Estes remanescentes não quiserem se entregar pacificamente à sanha do exército nazista e lutaram heroicamente durante 3 semanas. Foram todos mortos, pois careciam de armas, munição e experiência de luta. Todos os prédios do Gueto foram destruídos. Seu exemplo, no entanto,  foi tão marcante que a semente lançada vingou e fez crescer a coragem  de se insurgir.  E isto aconteceu um ano depois, em agosto de 1944. O Exército Clandestino Polonês levantou-se contra os nazistas, sabendo que os Russos ( na ocasião seus aliados) se aproximavam para resgatá-los. Lutaram valentemente contra o inimigo. Mas também saíram perdedores. Foram traídos por Stalin, cujo exército ao se aproximar da cidade simplesmente parou e ficou como expectador. Nada fez para ajudar os combatentes. Os Soviéticos queriam realmente que os polacos perdessem a batalha, para que, quando eles entrassem na cidade pouco serviço restasse e eles pudessem pousar de heróis e se apropriar do território, subjugando aquele povo já combalido, como o fizeram. A luta dos poloneses durou 63 longos dias e custou não só a vida de cerca de 200.000 civis, como a destruição proposital de 35% da cidade. Os alemães devastaram quarteirão a quarteirão. Os "heróis soviéticos" permaneceram barbarizando e assombrando aquela gente por 45 anos.Os usurpadores da soberania polonesa não tiveram o merecido castigo, apenas o desprezo histórico de seu gesto vil e traiçoeiro. O que se  impõe seja propagado
O Museu do Levante está ali para  contar estes fatos e o faz minimizando aqueles momentos devastadoramente tristes, pela sua  organização, sua criatividade. A interatividade criada  leva o visitante a participar e lidar de certa forma com o ocorrido, que é a História deles, mas o é também de toda a humanidade. Só não queiram entender em nome de que se deu aquela barbárie, ah.. isto é  e será sempre absolutamente incompreensível como todo genocídio. 

POLIN MUSEUM OF HISTORY OF POLISH JEWS
Polin Museum

Está localizado atrás do grande parque Krasinskich, na Rua Ludwika Zamenhofa. o Polônia Museu de história dos Judeus Poloneses. Polin é o nome em Hebreu que quer dizer Polland ou Polônia. Situado em Moranow ( bairro), tem à sua frente o Monumento ao Levante do Gueto, de 1943. 
É um Museu pós moderno, com estrutura de vidro,concreto e cobre. Encerra no seu interior tesouros do passado como parte do altar e teto da Sinagoga de Gwozdziec ( Ucrañia). Belíssima, com telhado de madeira shingle, ela foi danificada na Primeira Guerra Mundial e reconstruída para  finalmente ser queimada em 1941 pelos alemães. 


As partes restauradas seguiram a orientação de um manuscrito do pintor polonês Karol Zindran Mazsbowski, que a visitou na Ucrãnia para estudar sua policromia. As paredes externas do Museu são decoradas com as letras de Polin em hebraico e latim. O seu conteúdo traz ao conhecimento a saga do povo judeu na Polônia por cerca de 1000 anos ( até o Holocausto). 

FOTOS DAS GRANDES AVENIDAS

Para encerrar este capítulo ( digamos assim) vou mostrar fotos de avenidas e prédios da cidade. Na próxima postagem vocês vão ver a  sua parte que considero a mais linda: a Staré Miasto, integralmente reconstruída, os belíssimos jardins do Palácio Laziemki, bem como algumas referências ao antigo  Caminho Real que levava a nobreza do Castelo Real ao Palácio Wilanow. Falaremos um pouco da gastronomia também, não percam. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...