domingo, 7 de novembro de 2010

MERGULHANDO EM LONDRES

Temos saído diariamente na London Turistica. Não falta lazer nesta cidade. Teatros, Museus, Galerias, Shoppings, Concertos, Musicais, Parques, ruas coloridas e cheias de gente, Trafalgar, Picadilly, restaurantes.A vizinhança com a escola nos permite ir a pé  até Leicester Square, onde se concentram cinemas,  teatros e restaurantes. A vida é punjante nesse local,  colorida, tudo respira a civilização.
Numa média de 2 vezes por semana aportamos em algum museu vizinho da escola (British ou as Galerias ( National Gallery ou a Portrait Gallery), como já tive oportunidade de falar. Mas quando o dia é de sol total ficamos em locais abertos, como por exemplo a Torre de Londres, onde passamos a última quinta feira. A vista do local é linda. De um lado o Rio Tâmisa, despoluido, com patinhos e outros aves, do outro a London Bridge, a ponte mais linda da cidade  . Pode-se ver ainda , por entre as torres, os prédios futuristas do entorno. Tudo se harmoniza em Londres, a London Bridge e  a London Eye, A London Tower e os hiper modernos prédios de vidro.
No último final de semana choveu um pouco no domingo e fomos ao  Museu de História Natural ( que fica na estação South Kensigton – linha Picadilly do Underground, com saída bem sinalizada . Vale a pena  ser visitado. Se  o leitor tiver filhos a partir de 6 anos, este é um bom programa para crianças. Só a seção dos dinossauros vale a visita.


 Os bichos se movem e fazem barulho. Os grandes animais também despertam o interesse dos  baixinhos: Leões, Tigres, elefantes, girafas e outros, empalhados, tem aparência muito real.


 Hoje, contudo, descobrimos a Londres mais dos ingleses. Saimos pelo nosso bairro. É um bairro luxuoso, de casa harmoniosas e  belíssimas mansões, que sempre fizeram parte do meu imaginário, desde a infância.
A foto acima foi tirada durante a semana, num dia de garoa.
Nesta charmosa época do ano, o outono, o bairro está todo colorido de vermelho e amarelo. As calçadas estão forradas de folhas das mesmas cores, e para mim é um tapete colorido com as cores  quentes da estação.  O bairro como disse é encantador. Além das belas casas e mansões, ainda tem velhas igrejas de pedra e outros prédios públicos muito antigos e também feitos de uma pedra que varia entre o gelo e o cinza. Ë uma festa para os olhos.
Neste bairro (Ealing) se localiza também o Kew  Garden ( o famoso Jardim botânico) . É um caso a parte.Passamos praticamente o dia lá. Eu fiquei realmente perplexa com a luxuriante paisagem outonal do parque. Além dos carvalhos, plátanos e outras árvores próprias deste clima, o parque possui castelo, lagos, estufas com plantas tropicais, parque infantil, salas de brinquedo, pintura e pequenos animais ( esquilos, patos e cisnes).
Acho que as fotos falam melhor que eu.

Mas antes das informações mais gerais de como chegar ao KEW PARK, vou falar da festa de hoje.
Agora a noite fomos a tradicional festa “bonfire night”. Fomos a um clube aqui vizinho para ver os fogos de artifício. Ë uma festa como a de São João no Brasil, com muitos foguetes e fogueiras. Pareceu-me uma  festa bem dos ingleses, pois não vi pessoas de outras nacionalidades ( pelo menos aparentemente), na festa.Além dos fotos há comidas, bebidas  e algodão doce . As famílias do bairro lotaram o espaço, mas hoje por toda a cidade se festeja  a data.

Voltemos ao
KEW PARK (BOTANIC’S GARDEN)



Para se chegar ao Kew Park, tomar o metrô até Ealing Brodway. Depois pegar em frente a estação o ônibus 65 (vermelho de dois andares, rsss que óbvio!) para Kew.  Ficar  atento para as informações no painel luminoso do ônibus. Ele informa sempre a próxima parada. Mas fique descansado, aperte a campainha na frente ao seu banco e saia devagar porque eles esperam. Pelo fato de  o ônibus ter dois patamares, eles aguardam a saída dos passageiros de cima também. Na volta é a mesma coisa, pegar o ônibus 65, direção Ealing Brodway,  descer  no ponto final que fica na frente da estação do metrô.
INFORMACÕES SOBRE SERVIÇOS NO PARQUE
O parque tem restaurantes aquecidos, muito lugar para criança, além de lojas com souvenirs de muito bom gosto. Nesta “saison”, já pipocam os belíssimos enfeites natalinos, os famosos cakes ingleses de natal ( minha grande paixão e eu faço um todos os anos em casa, para inglês nenhum botar defeito). Latas de biscoito, etc...Uma festa para os olhos.

Há bastante banheiros, locais para bebês e cadeirantes (disables). Os banheiros são aquecidos , muito limpos e tem papel higiênico e agua quente nas torneiras. Ou seja, conforto necessário nesta estação . Hoje o dia estava especialmente frio apesar do sol, que BRILHOU o dia todo.

Há facilidades  de entrada de cadeira de rodas  nas grandes estufas, mas não vi rampas.
Os ônibus têm escadas próprias para cadeiras de rodas, também.

Existe um ônibus, do tipo bondinho, que percorre todos os quadrantes do parque. Para os descansados ou para  os que tem dificuldade de locomoção é uma excelente opção.
Fico por aqui. Até o próximo passeio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...