quinta-feira, 25 de novembro de 2010

REAVALIANDO

Viajamos, fizemos prova e depois viajamos de novo, dai a demora em postar esta nova informacao. Mas la vai.
Pois é, estamos há dois meses aqui.Vamos ver o que valeu a pena e o que poderia ser revisto
SOBRE O CURSO E A ESCOLA

A escola é boa. A minha evolucão em ingles esta fantástica. Consigo entender relativamente os jornais, os telejornais, os avisos do metro, e os professores na escola. Também falo nas lojas e onde for preciso, faço compras e me viro. Antes eu me comunicava, com um ingles básico e se a pessoa tivesse boa vontade dava para uma rápida conversa. Hoje não. Tenho lido jornais, ou reportagens, acho que tive um belo progresso.
Já o Toninho sinto que ele passou por dificuldades em entender, talvez mais porque tenha problemas de audicao, já que ele  começou  em estágio mais avançado que o meu e  já dominava a lingua razoavelmente.
Neste ponto eu espero que a gente volte para a casa com um "upgrade" para continuarmos estudando na Cultura Inglesa, que fica perto de casa.
Se eu começasse hoje,  me matricularia  também num curso mais específico,  a tarde, direcionado para as minhas  dificuldades (uso dos tempos verbais e enriquecimento de vocabulário).  Durante a semana temos tres horas de aula por dia, saimos para almocar ( agora num restaurante brasileiro na Oxford Street, assunto ao qual voltarei mais a frente). Passeamos pelo entorno e vamos descobrindo novas atracões nesta inesgotável cidade). Depois retornamos para a escola e estudamos até a noitinha. Ficamos no Laboratório, seja no computador ou na Biblioteca.  Retornamos para casa as 6 e chegamos por volta das 7. Relembro que  16 horas, aqui nesta epoca do ano, já e noite.
O ambiente da escola é voltado para jovens, mas não há um embaraço com a presença de mais velhos. A sala de aula pode ter ou não agradável convivio. Vai depender das pessoas que frequentam. Nao sei se a escola tem preocupacao com isto. Agora por exemplo fizemos prova e mudamos de nivel. Eu passei para o "medium intermediate". No mês anterior tinha feito prova e passado para o nivel B do low intermediate, que significa esgotar o livro que nos foi dado no inicio do curso. Nesta nova fase mudamos de livro.
A classe anterior era muito alegre. Os colegas eram afáveis, o clima sempre de bom astral, apesar da variação de idade. A sala era diferenciada. Ate os professores comentavam isto. A atual é o contrário. Existe até uma certa hostilidade no ar. Coisas de desamor entre paises. Na Europa e em especial na Inglaterra prevalece a cultura do sussurro. As pessoas falam muito baixo e nunca reclamam (exceto nas exhibitions) . Então nós brasileiros e outros povos europeus, os quais prefiro nao nominar, gozamos de fama de mal educados porque falamos  mais alto.  Mas de todo modo as pessoas se movem baseadas em estereótipos. As pessoas não conhecem nada do Brasil e fazem um juízo pela midia sensacionalista. Temos uma imagem de povinho para muitas pessoas, mas elas são incultas a gente pode perdoá-las.

AVALIACÃO SOBRE AS ROUPAS TRAZIDAS

O frio está forte, o ar é gélido, a neve esta anunciada para amanhã. Ontem fomos buscar reforço de roupa na Oxford Street ( loja Adidas, secão de ski). Compramos blusa térmica para usar por  baixo da roupa.
Voltando as minhas bagagens, para comecar eu deixaria em casa qualquer sapato de salto (exceto um confortável e social para usar nos teatros, porque aqui o pessoal leva a sério ir ao teatro e shows, sempre muito bem vestidos). Mas botas de salto, nem pensar. Tive que comprar sapatos ultraconfortáveis para andar  e encontrei na Clark. É, feinho, mas macio e quente que é uma beleza.
Quanto a roupas, fez falta trazer casacos curtos. O periodo de outono pedia casacos curtos e eu só trouxe casacos longos e ainda comprei mais aqui. Não pretendo pagar muito excesso de bagagem, portanto estou me controlando nas compras. Mas sweter não é preciso trazer. Aqui se compra a quilo. E só ir na PRIMARK (vc vai achar uma caminhando na Oxford Street), e encher a bolsa com uma blusa de cada cor. Custa entre £2 e £5 ( R$6,00 e R$15,00). De melhor qualidade e possivel comprar na BENETTON ( na mesma avenida). Aliás existem inumeras lojas de departamento com roupinhas baratas, para o dia a dia, ao longo da Oxford - NEXT, H &M, ZARA, Marks & Spencer, John Lewis e outras.
Bijuterias não tem como usar, a não ser brincos, porque se usa luvas e muitos casacos. Eu nunca usei nada além de anéis e brincos. Até cintos para mim foram excessivos pois uso blusa sobre a calça e usei muito pouco os cintos trazidos. Por enquanto não foi necessário usar pijamas pesados, porque as casas são muito aquecidas. Tem noite que a gente rejeita o cobertor.
Já na mala do Toninho fez falta roupa mais pesada ( casaco longo) e bota. Mas ele resiste muito quando se trata de vestir ou comprar roupas desse gênero. Por ora comprou apenas blusas de lã e uma capa de chuva. Mas ele vai acabar se convencendo que e necessario botas forradas de pele e um belo overcoat, sem dúvida.

SOBRE ALIMENTACÃO

Todos os dias almoçamos fora, claro. Já corremos bastante as imediacões e focamos em alguns italianos, Estrada e La Pasta, no frances Cafe Rouge e no Libanes Safadi. Os precos em media são de £40 para os dois, o que equivale a uns R$120,00.  Esta semana encontramos um colega brasileiro que nos ensinou um restaurante brasileiro  na Oxford Street ( dá para ir a pé, da escola), e hoje já é o segundo dia que almoçamos lá. Estou no céu. O restaurante é simples e baratinho. Pagamos em média £16 para os dois ( vive la diference). O "MOTA CAFÉ"  fica no mezzanino de um prédio perto da Tottenham Road Station. A comida é correta e saborosa: arroz, feijao preto e feijao carioquinha, bife ( tem mais opcões de carne) , saladas, farofa e uma imitacão de couve na manteiga  (porque aqui nao tem couve). Sucos de cupuaçu, Açai e muitos outros. Sobremesa : pudim de leite condensado, beijinho, brigadeiro. Parece que tem guaraná, mas estou preferindo sucos.
Assim, deixo os restaurantes franceses para os finais de semana ou para quando estivermos em PARIS.

VIAGENS

Esta certo que estudamos "hard", mas ninguém é de pedra e como o Toninho fez aniversário, fomos a Cambridge e depois a PARIS. Deleitem-se com algumas fotos. Cambridge é linda, tem até gondoleiros. Fiquei encantada, com a beleza dos College (as universidades), que datam de 1200 em diante.



 Já a velha e conhecida PARIS, esta continua um sonho. Os parisienses, nunca vi tão afáveis e simpáticos. Gastamos o nosso francês (da antiga Aliança Francesa de Mme Lenard). Eles acham isto simpático. Comidas saborosas e muito mais baratas que aqui em Londres. Desculpem a expressão, mas tiramos a barriga da miséria. Comer no Quartier Latin é um bom exercício gastronômico, mas tambem fizemos uma incursão pela George V, porque afinal era aniversário.












Entusiasmem-se com as fotos e planejem uma viagem também.
Ah! Ia me esquecendo, fomos de Eurostar. Muito bom, em duas horas ( saindo de St Pancras Internacional), estavamos na Gare du Nord em Paris.



Quando se passa sob o mar a sensação é igual a que se tem no avião, dá aquela pressão no ouvido. Mas foi bom.
Calorosos abracos e até a próxima postagem Graça Londres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...