quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Neve em Londres

É, enfim a neve tomou conta da paisagem.





weather forescast passava boletins diários sobre a proximidade da neve, mostrava paisagens geladas da Escócia, Irlanda e Pais de Gales, mas os londrinos estavam incolumes e assim ficaram por muito tempo. Até que, numa cinza manhã de outono ela chegou. Toda de branco, manchando os telhados, parques e jardins. Uma paisagem daquelas, por trás da vidraça, dava a impressão de exigir uma montanha de casacos (os, literalmente,  sobretudos) para o grande momento do confronto. Mas incrivelmente não. A lufada de vento ao sair de casa era a mesma dos outros dias, ou até menos intensa. Caminhar tornou-se um exercicio dificil, porque a neve havia compactado e as calcadas estavam escorregadias.



Nossas roupas de inverno mostraram-se, de fato, insuficientes para este frio congelante. As luvas de couro não aqueciam . Cheguei a usar duas luvas. A mão parecia mecânica. Fiquei assustada, desconfortável. O  ultimo " freezing" que peguei foi em Porto União- SC em agosto e eu adoeci. Precisei de tratamento e por muito pouco nao fiz cirurgia (duas semanas antes de vir para ca).  Maus pensamentos  me assaltaram. Fiquei  pensando nos filhos e familiares que estão vindo passar o Natal conosco. Meus netos devem gostar de brincar na neve, pois já ensaiaram uma patinação no gelo, em Campos do Jordão, julho passado.  Mas e os  adultos, como encarariam? Tudo molhado, gelado.
Fiquei melancólica. Achei que tinha, enfim, chegado o momento de encarar uma Londres mais dificil e com menos charme. Ainda nao estou convencida do contrário.


Ontem nevou menos. Hoje porém ela voltou com força. Até o centro da cidade que não acumula neve com facilidade ficou branco. As árvores se enfeitaram para o Natal. Parecem artificiais. Os flocos de gelo que as ornam,  se seguram com dificuldade nas extremidades dos galhos.
Ela  caiu macia. Permitia que se caminhasse normalmente, afundando os pés. No centro da cidade, como há mais gente e as calçadas são mais pisadas, ela misturou-se ao asfalto, ao barro e virou lama em alguns pontos. As botas de urso polar que comprei ontem salvaram a patria. Elas não permitem que se perca o calor do corpo. Mantém os pés aquecidos.
Para mim cessou qualquer vaidade. Um frio como este nao facilita a elegância. O que se precisa é de casacos muito pesados e com tanto volume  a pessoa fica com aparência de esquimó.
Ontem um brasileiro aqui da escola, deu dicas de onde comprar roupas de marca por preços bons, do jeito que brasileiro gosta. Fica muito próximo daqui, ao lado da estacão Tottenham Court do Metro - Central Line, na  Charing Cross, 120. A loja e a T.K.Max. É loja de garimpar. Tem roupas masculinas e femininas, perfumes e doces, malas de viagem  e sapatos. Vejam preços: casaco do Michael Kors, bem urso polar (impermeável) e na altura dos joelhos, £99, mala média Pierre Cardin, com 4 rodas, £49,90, Botas forradas de pele (sem grife) £42,00. Quem conhece Michael Kors sabe que estou falando de preço muito baixo, pois capas semelhantes na Harrods ou no Westfield Shopping Centre custam entre £255  e £1000 ou até mais.
Voltando a problemas mais emergenciais do dia a dia informo que  os meios de transporte estão cada vez mais difíceis. Muitas greves com paralisação do metrô. Os taxis negociam as corridas, quase como na Grécia (só vão para onde querem e não para onde o passageiro quer). Nos finais de semana, o Lord Ingles que  dirige o Transport of London ( sim porque pela elegância da carta deve ser um tipico Lord Ingles), manda correspondência avisando das linhas do underground que vão permanecer fechadas ou parcialmente fechadas. Nada facilita a vida do londrino.
Dizem que as interdições são para melhoria do sistema. A gente acredita, nao tem do que duvidar, mas que não é  fácil, ah, lá isto não é. Se voce estiver se preparando para vir a Londres leve em consideração estas informações e ainda mais que muitos aeroportos estao fechados aqui como no resto da Europa. Os aviões em Gatwick, hoje pela manhã estavam cobertos de gelo.
Heathrow está funcionando.
Mas Londres continus linda. . Portanto os delays e outros desconfortos ficam como curiosidade, apenas. É só respirar fundo e dizer : it doesn't matter.
Amanhã vamos para o leste Europeu passar uns dias (se conseguirmos). God Bless Us (a gente sabe que ELE protege os insanos e das criancinhas). Bjs Graça Londres

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...