sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

ANO NOVO

Chegamos a Euston e logo tratamos de pegar aqueles confortáveis táxis ingleses, os pretinhos. Adoro aqueles carros, são a cara de Londres. Tem mais a ver com a circunspecta cidade do que os ônibus vermelhinhos de dois andares, cujo papel, apenas, é de  colorí-la.
Ao chegarmos no endereço,  Ricardo estava nos esperando na calçada; havia feito o check in, uma burocracia a menos para nos que estavamos querendo um repouso. O hotel era o Thistle Westminster, que fica na Buckingham Palace Road, de canto com o Palácio do mesmo nome. Podiamos ver do apto os dominios privados de Sua Majestade.Vizinhança real, quem diria! O Julio. o Vitor e eu ficamos na janela imaginando coisas que se passavam na casa vizinha, rssss. Sua Majestade, será que estaria sentada no trono, de cetro e coroa?....Muitas conjecturas e belas risadas.
Alugar um flat em vez de hotel convencional foi a melhor coisa que fizemos nestas férias. As crianças podiam correr pelo apartamento, brincar e até ensaiar uns gritinhos (whisper, whisper).

Como havia comunicação entre os cômodos, o Vitinho ficava dando voltas pela casa, uma graça. O apartamento teve no primeiro dia um problema de aquecimento de água para banho. Foi um stress, porque o Rodrigo toma banho fervendo. Rolou um mal estar com o recepcionista do hotel, que não gostou do tom da reclamação. Tivemos que pegar todas as panelas para esquentar água e tomar banho de banheira. Isto é impensável para um hotel quatro estrelas, mas aconteceu. No dia seguinte veio o  "plumber" e  reparou o defeito. O problema era  sério mesmo,  no boiler.
A programção para os dias subsequentes foi intensa. Tínhamos com os pequenos ingressos para assistir SNOW MAN. Fomos na matinê das 11 da manhã no Peacock, teatro que fica em Holborn, próximo a estação Holborn do metrô. O Vitinho gostou da moto amarela que aparecia no palco dirigida pelo homem das neves. Os efeitos eram interessantes, os atores voavam por sobre as cidades, os mares. Mas tudo com gosto de "dejá vu", pois em Gramado no ano passado vimos um show semelhante e em Nova York também, o Christmas Espetacular, na Broadway.
Os passeios prosseguiram pelo Museu de História Natural, foram ver as múmias e a pedra de Roseta no British Museum. Fomos todos na London Eye, passando pela ponte Millenium (só de pedestres). Eles adoraram a vista da roda gigante:


Teve também o Wonderland. Assim como em Edinbourgh trata-se de uma empresa alemã que leva os parques para outros países. Tudo é muito caro. Exemplificando: compra-se 20 libras de ingressos. Cada libra vale um ponto. Os brinquedos tem preços variados, 4 pontos, 8 pontos. Cosiderando que cada libra custa perto de 3 reais, os brinquedos mais simples custavam cerca de 12,00 reais. Isto para dois ou tres minutos de brincadeira. Então é um verdadeiro caça níqueis, máquina de fazer dinheiro, porque criança não se contenta com dois três minutos no brinquedo. Lá havia  também um rink de patinação no gelo,  que estava sempre lotado. Este parque fica montado na época de final de ano no Hyde Park.
Outro passeio que eles gostaram muito foi a loja de brinquedos da Hamley's e da MONTEZONE -  esta é de brinquedos para meninos e fica na High Holborn, Os brinquedos são incríveis. A Hamleyes principal está instalada  na Regent Street, é mais famosa e tem muita tradição pois foi  fundada nos anos 1700. Ela  rivaliza com Fall Schwartz e Toys R US,  de N. York.
Outra coisa que os atraiu, e agora estamos falando de Londres para crianças pequenas, foram os guardas da Rainha, com aqueles capacetes de pelo, enormes. Quanto aos cavalos da Horse Guard, o amor foi recíproco:



 Outro passeio que os agradou sobremaneira foi a visita ao St. James Park. Ele liga o Palácio de Buckingham até as proximidades do Trafalgar Square, também vizinho a Horse Guard. O parque tem muitas aves  e esquilos. Os esquilos são muito apreciados pelos turistas e pelas crianças. Este parque tem banheiros limpos, aquecidos e facilidades para pessoas com necessidades especiais.



Não estou seguindo rigorosamente a ordem das visitas, mas outros passeios distrairam os meninos na Londres  "cloudy and coldy". Um foi o Aquário que fica junto a London Eye, outro foi o Castelo Tower of London. O Castelo tem no prédio central, a White Tower que funciona como museu e tem  exposição de armaduras de reis ( Henrique VIII, p. ex.), réplicas em tamanho natural de cavalos, tem espadas e armas de todos os tipos, que povoam o imaginário dos meninos-heróis. O Museu ainda possui alguns objetos que permitem  a criança interagir e brincar  com arco e flexa, atirar com canhão para afundar navios, etc..
O primeiro do ano foi marcado por um jantar em um Restaurante em Holborn, cuja gerente é brasileira e o ambiente e bem amigável. Conhecemos este pessoal  no nosso dia a dia.Vimos que  crianca ali é bem recebida e resolvemos optar por um restaurante onde ficássemos tranquilos. No nosso jantar  até o cozinheiro "Seu Geraldo" apareceu para nos cumprimentar.  


Dali saimos para a queima de fogos na London Eye. A multidão era de cerca de 500 mil pessoas, segundo as estimativas da Policia. Era uma massa humana, o que me deixou muito insegura. Havia avisos explicitos para não levar crianças.
Queima de fogos sempre encanta as pessoas e acho que desta parte  todos gostaram. Depois houve a debandada, tudo foi voltando ao normal com calma, mas nós ficamos esperando sair a maioria para nos deslocarmos do nosso cantinho. Acabamos de festejar em casa, com uma champanhe.



Ricardo, o outro filho, mais a esposa,  fez passeios independentes, programados e com interesse próprios na área de arquitetura e história. Visitaram Camden Town Market, e as docas restauradas, bem como condominios residenciais do entorno. Foram ainda a  Greenwich e a o bairro futurista de Londres nas proximidades da London Tower. Visitaram a Harrods, o British Museum, o Historia Natural e o Vitoria e Alberto. Foram ao teatro ver o Rei Leão e gostaram muito. Gostaram ainda da Baker Street, com a casa/museu do Sherlock Holmes e o Museu de Cera Mme Tusssaud ( neste foram juntos com Rodrigo, Eryka e as crianças). Viram a troca da guarda, dentre outros passeios tradicionais porque a Carol não conhecia a cidade.
Assim passou voando a última semana em família e deixou muitas saudades e um pouco de melancolia....Para curar melancolia, só continuar estudando e .....VIAJANDO. Aguarde-nos em YORK, nossa próxima parada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...