quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

COZUMEL , CASTAWAY CAY E ATIVIDADES DO CRUZEIRO


 

EXPLICO NOVAMENTE: Estou escrevendo em forma de diário, porque assim os leitores podem sentir o dia a dia de um passeio como este, facilidades e dificuldades, alegrias e preocupações. Como eu já disse anteriormente,  a vida  não pára porque você entrou de férias. Ela apenas toma outro ritmo e as expectativas são as melhores,com  dias cheios de atividades prazerosas e descanso ( pelo menos da mente). Então vamos lá para a realidade de uma viagem em família. 
 
DIA 11 - TERCEIRO DIA NO BARCO
 
Hoje o dia foi dedicado a navegar. Muita água dentro e fora do barco.
 
 

Acordamos pelas 9 horas e fomos tomar café. Júlio surpreendeu, já que é sempre avesso a comida ( qualquer que seja). Tomou um canecão de chocolate quente, um copo de suco de laranja, e fruit loops com leite. Para muitos isto pode parecer normal, trivial mas tenho certeza que toda a familia vai ficar surpresa, sendo conhecido como o menininho inapetente. Parecido  com o 'furby'. Tal apetite deve ser a euforia da viagem.  Já os avós buscaram pela dieta saudável,  cereais, activia com polpa de frutas ( não sei porque a activia do Brasil é tão sem graça). O americano de pêssego é uma delícia. Cheio de pedacinhos da fruta. Adoro. Os croissants, os pãezinhos com canela, humm delicioso. Também ofereciam sucos e ficamos com o tradicional squeezzy de laranja. Isto tudo saboreado no 9. andar, no Cabana’s.  Ao sairmos já estávamos na área de piscinas e dos brinquedos aquáticos.
 

Julio entrou direto debaixo dos baldes   do Pato Donald e outros, que esguichavam  água. Quando Rodrigo chegou com o Vitinho eu os levei à piscina. Brincaram muito. Não fomos almoçar, ficamos beliscando nas lanchonetes ali em volta, tomando sorvetes sem qualquer limite ou controle ( mas as consciências gritavam, abafadas pelo balanço do navio e barulho do mar).

 Às duas horas descansamos um pouco, que ninguém é de ferro. Depois de uma reconfortante 'siesta', fomos até a parte exclusiva de adultos. Ficamos no lounge tomando um daqueles superdrinks de frutas , com chapeuzinho. Apreciamos não só a estética , mas o sabor também. Fomos conhecer aquele cantinho,  e descobrimos uma quadra de basquete, sala de jogos com pebolim e ping pong. Fomos então ver o por do sol na proa do navio. Lugar sossegado, um mar imenso pela frente, a brisa soprando no rosto, cabelos ao vento...melhor que o Titanic, porque ali o mar não é dado a icebergs.
 Mais tarde fomos assistir Cinderela, no teatro. Quando terminou as crianças quizeram ficar no clubinho que tem muitas atividades lúdicas, jogos, teatrinho, danças, desenhos etc. O restaurante do  jantar,  naquela noite,  era o Animators Palate. A comida ,  deliciosa também. Baby beef, sopa creme de batatas, sobremesa suflê de chocolate e coulis de frutas vermelhas com amêndoas. No final das refeições apareceu Mickey Mouse, vestido de mágico. 

Nesta noite os netinhos dormiram na nossa cabine. 

 

DIA 12/11 COZUMEL

Quando meus  marinheirinhos abriram as escotilhas via-se passando, como num filme,  a  cidade de Cozumel.

 

Ôpa, levantar tripulação! O dia será longo! Corremos para tomar o café da manhã no Cabana’s. Levantar cedo mostrou vantagens: comida mais farta, mais frequinha . Muitos lugares para escolher no restaurante.

 A seguir nos apresentamos  no terceiro andar, para o primeiro programa em terra firme.
Com a chegada do guia fomos caminhando pelo cais, até o taxi. Vários enormes  navios estavam ancorados, como o da  Norwegian na foto abaixo.

Fomos encaminhados para um taxi que nos deixou no Dolphinário. Logo na entrada já se vê os golfinhos e as piscinas onde ocorrem as atrações. 


Nosso ingresso se limitava a apreciar as performances do alto, no mesmo platô do restaurante.  

Havia grupos de adultos e de crianças acompanhadas dos pais, que iriam interagir com os golfinhos em várias piscinas.

Chamados a colocar os coletes salva-vidas se distanciaram e nós ficamos cuidando do bebê gordinho. O show é lindo. Os golfinhos já estavam saltando quando os primeiros grupos da manhã entraram na água.

Julio , mais esperto pela idade e pelo dominio do idioma( inglês)  foi chamado a fazer demonstrações com a  apresentadora.   Vitor ficou feliz por ter sido beijado pelo golfinho, mas no começo demonstrou alguma timidez. Na foto a seguir ele está sendo beijado.

Terminada a apresentação, todos fomos fazer snorkel, nadando no meio dos peixes, um local cuja profundidade chegava a uns 20 metro. No inicio novamente Vitor demonstrou receio, mas a mãe foi ensinando como fazer, como superar as dificuldades e ele acabou se divertindo muito, inclusive  nas profundidas.


Isto eu gosto muito. Já mergulhei , lá mesmo em Cozumel, com balão de oxigênio. Dá uma incrível sensação de liberdade, um prazer enorme estar naquelas aguas mornas. Eu recomendo.  Nadamos com arraias e outros peixes menores.Almoçamos no Dolphinário mesmo, mas a comida é para massa, embora não houvesse muita gente. Havia uma lojinha no local que vendia souvenirs e as fotos que registraram os melhores  momentos. Concluída a primeira etapa  dos passeios, fomos levados de volta ao navio para aguardar o novo programa :o passeio no submarino Atlantis. As fotos são de minha autoria e eu nem acredito que consegui flagrar o salto do cetaceo.

Navegar no submarine  foi um programa  muito esperado e muito apreciado, por mais que soubéssemos que no nosso país e mesmo no Caribe existem visões mais deslumbrantes  e coloridas do fundo do mar.  

Rodrigo ficou com o bebê. Um táxi nos levou até uma marina, lá pegamos um barco que nos levou até uma base em alto mar. Descemos no submarino por uma escotilha aberta na sua parte superior, numa operação meio de bombeiro ( descendo pelo mastro). No nosso caso havia escadas, mas muito verticais,  precisando bastante da ajuda das mãos. Havia lugar para todos nas escotilhas à nossa frente. Começou a navegação por entre as formações de coral e muitos cardumes de peixe.

 O Capitão Evaristo desceu mais de 117 pés

 e aí conseguimos ver um enorme tubarão azul e um grande peixe pedra.
Veja se descobre o shark entre as pedras

 
 


Quando a gente via qualquer coisa diferente  era aquela gritaria. Olha, olha ali....Na ida chuviscou um pouco e o mar assumiu um  azul escuro e um pouco agitado. Na volta porém o tempo abriu , o céu ficou azul e o mar retomou aquela cor turqueza deslumbrante.


 

Passamos no freeshop  do porto para comprar protetor solar, porque o sol ali é escaldante. O freeshop situa-se logo na saída do cais. Mas é bom prevenir e levar o seu protetor de uso costumeiro.

Tomamos um  tuc-tuc de bicicleta para regressar , muito cansativo andar sob o sol. O cais é longo. Os condutores não cobram. Você dá uma gorgeta, por volta de 5 dólares. É muito bom, uma sensação de liberdade,  uma farra com as crianças. E o tiozinho falando em espanhol... 
 

Depois de reforçar aquele almoço sofrível com uma pizza, no deck 9, fomos todos de volta à cabine para repousar, pois naquele noite teríamos a festa PIRATAS DO CARIBE. Contamos histórias para acalmá-los, a rica história do México, que foi acompanhado com muito interesse e perguntas, o que quase causou o efeito inverso ao que queríamos que era faze-los dormir.

Dormidos começamos a nos fantasiar para a noite de festa. Todos de Pirata. A roupa do bebê era desfiada na perna, um piratinha encantador, vejam:

 
vovó e netinho piratas do Caribe


Vovô foi o mais dificil de se deixar fantasiar. O tapa olhos não houve quem fizesse ele usar.  No mais estava muito guapo na sua indumentária, quase um capitao gancho.




 
  Os meninos estava deslumbrantes , sem falsa modéstia. Julio usou uma peruca longa e crespa e um chapéu . Vitinho estava uma graça e o Tiago então...nunca vi bebê mais belo. Inclusive com uma bandana na cabeça, calça desfiada, colete, meias listadas. Um encanto, como se vê acima e abaixo.
 
Nesta noite comemos frutos do mar, finalizados por aquelas saborosas sobremesas.
Mas tivemos uma baixa, logo. Julinho passou mal. Eryka o levou ao quarto e medicou ( mãe pediatra não dá remédio, medica). Ele adormeceu. Nós subimos ao deck 9 onde já estava começando a festa. Muita música, com os personagens Mickey, Minie, Pateta, , Capitão Gancho e outros.

Mickey apareceu triunfalmente descendo de tiroleza, do mastro do navio até o convés. Depois disto um show pirotécnico . Um belo espetáculo de queima de fogos. O bebê ao invés de se assustar, como seria natural, ficou encantado e apontava o dedinho na direção das luzes que luminavam o céu caribenho.  Na saída encontramos o Julinho , já recuperado, mas muito frustrado, porque perdeu a programação tão esperada.


Esta noite ficamos com as crianças para o casal passear no navio e curtir os nightclubs a bordo.
Dia 13/11
O navio partiu à noite. O mar ficou agitado e o céu cobriu-se de chumbo. Sentimos chacoalhar todo o tempo. Dia 13 é o dia do aniversário do Toninho.

Pela manhã fomos às lojas onde achei as camisetas da Desigual;Cirque de Soleil e achei uns macaquinhos da Disney pro Tiago pensando que poderá ser breve passado para o Rafinha.
Já estava na hora de cuidar das nossas roupas. Havia no sexto deck uma Laundry (lavanderia self service). Fácil de manusear e também era possível adquirir pacotes de sabão em pó, na medida certa. Tudo automático. Odeio roupa suja em mala e agora já estava tudo limpo e seco. O preço da lavação é $2,00, o ferro ( para quem quiser passer), é de graça, a secadora é paga também.
Hora do almoço no Cabana’s. O mar continuava muito agitado, o navio jogando. As ondas arrebentavam contra o casco . Distração para as crianças não faltava. Com aquele tempo, a piscina não atraia então eles foram a uma festa com os ‘characters’ da Disney, no lobby da embarcação.  
 
 
 
 Todos os dias eles colocavam folders com informação sobre as atividades do dia.

 
Ao longo dos decks de piscina, há containeres cheios de toalhas limpas para os passageiros usarem à vontade. Tudo é liberado, bebidas , refrigerantes, sorvetes. Tudo está à mão para o passageiro se servir à vontade.


O quarto é arrumado duas vezes ao dia, sendo que no fim da tarde eles faze aqueles adornam as camas com animais feitos com as toalhas de banho: macaquinhos, cachorros..tudo muito criativo.
O jantar foi no Cabana´s e a equipe era a mesma do Animators Palate. Na hora da sobremesa foi aquela invasão da nossa mesa pelos garçons , com bolo e velinhas, mais um botton para o aniversariante. . Depois cantaram Happy Birthday.
 
Final de noite. Todos para cama que no dia seguinte o titanic se não sucumbisse em meio aquela tormenta, chegaria às Bahamas. Estávamos apreensivo com o tempo na ilha Castaway.
 

DIA 14/02
Bela surpresa.O dia amanheceu ensolarado para dar realce aquele colorido inigualável do mar turqueza, do céu, da areia branca , dos coqueiros...
 

Uma grande árvore de natal enfeitava o cais do porto. Os personagens da Disney já esperavam pelos passageiros para dar as boas vindas.


Depois de muitos autógrafos e fotos encontramos um espaço para ficarmos, embaixo de coqueiros, cadeiras, toalhas. Bebidas e peticos. Enfim, tudo para se refestelar na praia.


As crianças fizeram mais atividades que os adultos: snorkel, mergulho, bóias. Os equipamentos estavam disponíveis também.


Hora do almoço havia variados restaurantes, Aqui a comida já era mais para massas. Havia milho verde cozido, assado de porco ( belly porc). Estava bastante quente e como sobremesa todos tomaram sorvete , repetidas vezes.


Após o almoço fomos fazer trilha de bicicleta. Até o bebê usou capacete e dentro da cestinha , foi um sucesso. Como ele é bonzinho. Curte tudo. Pena que não tiramos fotos.  Voltamos ao navio no final da tarde.
Esta ilha tem apenas a infraestrutura para os navios da Disney.

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...