segunda-feira, 3 de novembro de 2014

VIAJANDO PELA EUROPA NO VERÃO/OUTONO DE 2014





Malas prontas de novo e desta vez quero testar se realmente consigo viajar com mala de mão. Mais de um mês pela Europa estou levando o suficiente para que eu possa transportar comigo na aeronave. Aprendi com a  viagem a Praga, que ficamos uma semana sem roupas e sem assistência da KLM. Como já descrevi anteriormente saímos de Londres com muita neve, o que se intensificou com a passagem pela Europa. A Holanda, onde fizemos a mudança de aeronave estava coberta por um manto branco, seguindo pela Alemanha e demais países do Leste Europeu, por cujos céus o avião cruzou . Em Praga 18 graus negativos e grossas camadas de neve cobriam as ruas. Não houve possibilidade de comprar nada no dia da chegada, porque as lojas já estavam fechadas. E assim ficamos , apesar da ajuda da nossa agência de turismo. Na malinha de mão levei produtos básicos de toilette e uma bota de neve.O que serviu bem pouco.  Recebemos as malas somente dez dias após a viagem, quando já estávamos de volta em casa ( na ocasião, Londres). Então quando você passa por uma sufoco destes tem que aprender a ser prático. Isto explica em parte porque montei minha mala assim:
1 conjunto de vestido e blaser social ( para restaurantes que fazem exigência e teatros, concertos etc,,)
2 blusinhas leves de malha , uma de manga longa e outra curta
2 camisas polo
1 camisa de manga curta
1 camisa de manga longa
1 camiseta de manga curta
2 calças , uma pretas e uma beige ( fora a jeans com que vou viajar);
1 bolsa/carteira social preta
1 sapato  preto
1 sandália e 1 tênis ( vou ter que caminhar com um porque tenho muita dor na sola do pé com as rasteirinhas);
1 blaser de veludo,
1 pijama , meias finas,  grossas e 1/4.
Roupas íntimas para uma semana.
Para a viagem  uma bolsa  e uma capa de chuva, porque agora teremos transição de estação ( verão para o outono) e como iremos novamente para o leste, melhor tomar algumas precauções.
Para meu marido:
1 calça social de lã  (beige)
1 calça social mais leve ( azul marinho)
1 blaser de xadrez discreto ( puxando pro beige)
1 camisa de manga curta
1 camisa social e 1 gravata ( que podem ser suprimidas se você não pretender ir a programas formais);
2 calças jeans ( uma preta e uma azul);
1 pijama e uma camiseta + ceroula para uma emergência;
4 camisas polo
1 camiseta
1 blusa de cashemere.
1 sapato social e 1 tênis.

Somente isto e não me incomodo se "ficarei bem na foto". Agora explico: parte da viagem ficarei em apartamento de parentes e terei onde lavar as roupas ou mandar lavar. Também pretendo dar uma incrementada no guarda-roupa , pois não compro mais roupa no Brasil, pelo simples motivo de que os preços não são compatíveis com a qualidade dos produtos oferecidos. ( preços muito altos para produtos de baixa qualidade se comparados com os comprados em outros países) e dos atendimentos dos vendedores. Cada dia os serviços estão piores.
Enfim, nada de stress, tranquilidade porque afinal não somos crianças e precisamos viajar para nosso lazer e não para acrescer preocupações.A avaliação sobre a bagagem reduzida fica para depois da viagem.
Primeira parada Londres. Ela não estava no roteiro, mas como compramos British Airways, resolvemos fazer um break para uma estadia na terra dos meus encantos.
O QUE FAZER EM LONDRES - para quem já viveu por aqui vale uma revisão aos pontos turísticos. Não faz sentido deixar de passar sob os arcos da Tower Bridge,fazer um cruise no Rio Tâmisa, ir à Catedral de St Paul ( onde aconteceram  casamentos reais. Não só
por isto , mas porque a igreja é belíssima ).
Depois passear de mãos dadas no Hyde Parque, estender o passeio até a Kensigton, palácio onde morou a Lady Di. Lá é possível combinar a visita com um chá típico inglês , na Orangerie do Castelo. Geralmente esta parte é alugada para eventos particulares, mas se você pegar o red bus Vintage que  eles oferecem esta opção.
Tem gente que não aprecia a troca da guarda. Mesmo que não se interesse pela performance comece seu passeio pela Horse Guard, e siga pela Buckingham Road, através do belo St James Park e vá até o Palácio do mesmo nome. Aprecie o monumento à Rainha Vitória que fica em frente. ( siga meu itinerário já sugerido na postagem "Passeando a pé por Londres"). Vá ao Picadilly, ao Trafalgar, aos museus da região. Divirta-se girando na London Eye. Compre passagem nos red buses para uma vista geral de todas as atrações. O ticket para os red bus e outros similares você encontra no centro da cidade ( Picadilly, Victoria Station). É bem fácil encontrar um. Não se esqueça de visitar a pretensa casa de Sherlock Holmes ou o museu dos horrores numa estação de trem desativada. E o British Museum ( entrada gratuita), encante-se com as jóias e toda a sorte de obras de arte, de todos os cantos do mundo e arrepie-se diante das múmias do Egito, com inúmeros sarcófagos em exposição.
Depois caia de cabeça nas compras. Visite a Harrods,na Oxford Street a Selfridge

, a Regent Street e região. Veja o que se adequa mais ao seu bolso, já que tem preços dos mais caros aos mais baratos ( blusinhas "tipo" cashmere por 2 libras na Primark, por exemplo). A Zara, a BH, a Mango  e outras oferecem uma moda bem interessante por preços convidativos. Uma dica, se não gostar do café da manhã do seu hotel o ele não estiver incluído no preço,  passe no fim do dia  num supermercado ( Tesco por exemplo) e compre frutas maravilhosas, como o mirtilo, as amoras, framboesas e morangos. Compre yogurtes com pedacinhos de frutas dentro ( os de pessego da activia são ótimos). Há opções de croissants e outros pães doces deliciosos e queijos..muitos queijos. Compre achocolatados e sucos. Pronto, terá um belo café da manhã a bom custo e mais condizentes com nosso paladar. Assim você não será obrigado a comer aqueles ovos mexidos com bacon fritos que embora de paladar bom  fazem tanto estrago à saúde.Principalmente de quem está viajando). E você não quer ficar doente na viagem, ou quer? rss Mesmo tendo dado estes conselhos optei pelo café da manhã do hotel em que ficamos ( O Premier Inn de Earl Court). Demos uma olhada e achamos tudo muito saudável ( frutas e yogurtes, cereais, pães variados, geléias,  queijos, frios em geral e sucos, além do café com leite). Também tinham os omeletes, bacons, ovos fritos. Mas isto não nos apetece no café da manhã.
Como eu já cantei Londres em prosa e verso, vou me ater a uma experiência que eu acho imperdível: OS CHÁS DA TARDE. A maioria da casas de chá funcionam ...." a tarde"....., mas tem hotéis que disponibilizam o serviço a partir de 11,30 am. Há várias delas agora pelas ruas, com vitrines bem atrativas. Na Regent Street, a CAFÉ CONCERTO ( já foi descrita aqui e pode ser encontrada nos meus marcadores)

 ou em lojas de departamento como a John Lewis . Para algo mais sofisticado e condizente com uma viagem de férias,  procure na internet, há informações sobre as top ten, com endereços. Mas eu vou detalhar. Não se aflijam.
Acrescente então,  ao seu roteiro ,  o imperdível chá da tarde.  Fui na internet,  como todo mundo,  e clickei direto no Ritz. Por todos os motivos que você possa imaginar : localização, qualidade, beleza e elegância do lugar, tradição. Ele fica no hotel do mesmo nome no Picadilly, coração de Londres, onde você passará várias vezes durante sua estada lá.

  Mas frustração...não achei mais vagas. É preciso uns dois meses de antecedência. Portanto, se fizer questão de experimentar o que há de melhor, não deixe para a última hora. Fiquei estudando as demais opções passando pelo Claridge, Waldorf , and so on. Aí me lembrei de uma casa que eu passava sempre na porta e que me encantava por ser muito inglesa tanto na sua aparência externa, como no seu interior. Data de 1786: a FORTNUM AND MASON,  realmente atrai.

 Situada no quarto andar a  Jubilee  Diamond Tea Salon tem o mesmo charme da fachada, mobiliário elegante, belas toalhas e porcelanas,  tudo muito clássico como exige a tradição inglesa. Claro que eles também são exigentes. O frequentador deve estar bem vestido, homens de terno e gravata e mulheres com vestidos próprios.( mas cá entre nós, para não perder os fregueses eles aceitam os turistas bem esportivos e os colocam meio escondinhos pelos cantos do salão. Os lugares mais visíveis são para os que estão vestidos corretamente.  O local é dos mais elegantes de Londres e eles divulgam que  você poderá cruzar com a bela Duquesa de Cambridge ( Kate Midleton) ou sua quase sogra a Duquesa da Cornuália - Camila Parker Bowles) pelos seus salões. Situada na Picadilly 181, fica vizinha daquelas galerias abobadadas, com belas lojas. Vizinha também das ruas de grifes como Bond Street  e arredores com lojas como a  Louis Vuitton, Chanel, Burberry , Prada. É comum ver-se à porta ferraris e lamborghinis, mercedes e BMWs. A tradicional casa foi reinaugurada em 2012 pela Rainha Elizabeth e as duas damas citadas anteriormente.


Bem , vamos ao chá. Se você quiser você pode tomar um chá  clássico e comer aquelas maravilhas de sanduíches, scones ( acompanhados de geléias),  além dos  cakes .Você pode  acrescentar ao seu menu uma champagne. É comum. Quanto pagar por tudo isto?Os preços variam entre 47 pounds a 59. O que significa uns R$200,00.
O que é servido: três bandejinhas sobrepostas ( a chamada bailarina) é servida à mesa, tendo na parte inferior sanduíches ( sendo o carro chefe o de salmão), depois os scones com geléias  creme de limão  e baunilha)e finalmente os cakes.e macarrons( macarrons recheados com doce de pétalas de rosa, chocolate e maracujá e delicadamente decorados com ouro comestível.Confesso que me deu um certo remorso - comer ouro? Dá no que pensar Os chás são a escolher e a variedade é enorme. Peça sugestões ao garçon, já que não é possível conhecer todos os sabores. Não se esqueça de que você usa a mão mesmo para comer os pães e sanduíches,bem como  alguns biscoitos.Para os bolos use normalmente os talheres postos à disposição. Eles oferecem a água quente para o chá e você mesmo faz a infusão. Se servirem frutas pequenas, tais como a cerejas , use as mãos também e delicadamente devolva a semente na concha da mão, para por na lateral do prato. Frutas maiores use talheres. Saiba que o chá em Londres obedece a um ritual e eles esperam que o visitante tenha  o mesmo respeito pela tradição deles. Falar? Sempre baixinho, quase sussurrando. Eu sou da teoria: em Roma como os romanos. Reservas: reservations@fortnumandmason.co.uk

Restaurantes de luxo e que servem comidas de Chefs famosos também são excelentes programas. Não conseguimos vaga no Gordon Ramsay ( 68, Royal Hospital Road, London, SW34HP), cujo cardápio é dos deuses. Jamie Oliver é outra opção, mas não seja imprevidente, reserve com antecedência de uns dois meses.( Jamie's Italian - Picadilly 17-19, Denman Street - London)
Mas se você só tiver olhos para os passeios, sempre existem bons restaurantes por todos os locais da cidade. Italianos , que fazem a cabeça dos brasileiros existem aos montes. Você não passará fome. Também os orientais na região do China Town há escolhas que podem agradar. Se você tiver na Harrods arrisque  comer umas ostras no piso térreo. Eu gosto do L'Ulivo que fica atrás do Trafalgar, na IRWING STREET,  uma ruazinha sossegada com bons resturantes italianos e agora também conta com o francês Café Rouge. Mas,  se você quiser fazer um lanche rápido ou as libras estiverem contadas existe um McDonald's no Trafalgar, fica aberto até tarde.
Eu gosto bastante de ir ao Covent Garden, aos domingos eles montam barracas com antiguidades, artesanato, flores. Há músicos fazendo suas performances e alguns muito bons. Um lugar alegre, com comida, sorvetes, pubs e compras.


Se você pretende ver filmes no centro há cinemas e teatros para todos os gostos e bolsos, ali mesmo no Leicester Square e arredores. Também é a região com salas de teatro. Já os concertos podem ser vistos em igrejas e casas de espetáculo como o Albert Hall. Procure se informar caso você seja um apreciador da música erudita, mas é bom providenciar os ingressos com antecedência. Sempre concorridos. Também quem deixa para a última hora paga preços diferenciados ( para mais, claro).Há finalmente os musicais, que ficam por bastante tempo em cartaz e em teatros localizados na região central da cidade, como na Heymarket , rua do mesmo nome ( entre Picadilly e Trafalgar).
Bem amigos , Londres foi só "uma canja". Já que existem outros posts aqui no blog sobre a mesma matéria. Vamos para a Escócia? Glasgow uma excelente pedida! Nos encontramos lá.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...