quinta-feira, 30 de abril de 2015

BERLIM EM DOIS ATOS, PARTE I

Segurança e rapidez eram nossos objetivos quando reservamos passagens na Germanwings, de Paris para Berlim. Tivemos sorte, pegamos o piloto certo. Saímos pela manhã, e chegamos antes do meio dia. Era  um destino ansiosamente esperado. Eu em particular,  tinha dois grandes sonhos:passar sob os arcos do  Portão de Brandemburgo e ver o meu maestro favorito SIR SIMON RATTLE, da BERLINER PHILHARMONIC. Este preferencialmente àquele, creia! Já com ingresso na mão. 
Desembarcamos no aeroporto Tegel e saímos passeando. Fomos pegar mapas, informações e nos indicaram para tomar o Shuttle até o centro (faça sempre isto se for sem excursão, procure por folders e orientações  sobre a cidade e transportes em geral).  Bem impressionados com o que vimos em Glasgow, com um shuttle porta do aeroporto a porta do hotel, tomamos o ônibus cujas passagens podem ser adquiridas com o motorista ou nas máquinas - ônibus X9, 109, 128). Mas não era bem assim. Lotado de mochileiros ele nos levou até a estação Zoologisher Garten. Tivemos ainda, que fazer baldeação para a linha correta que passasse pela Alexanderplatz, coração da cidade. Ali cruzam várias linhas de metrô e é onde se faz as principais conexões. Foi esse nosso itinerário para chegar ao hotel. Do alojamento não gostamos muito, mas a vantagem é que era muito bem situado, na frente de uma estação de metrô. 
Malas guardadas nos maleiros, pois ainda não era hora do check in,   voltamos para a cidade para dar inicio aos passeios,já que dispúnhamos de apenas quatro pernoites na cidade. Não havia tempo a perder.  
De volta na 

                        ALEXANDERPLATZ


paramos para almoçar. 
Esta moderna praça surgiu dos escombros da Berlim de leste. Pelo jeito ficou um enorme vazio pois a praça é bem grande e não está inteiramente preenchida. Ali encontra-se a não menos gigantesca TORRE DE TV, que do alto dos seu 361 metros, paira soberana acima de todas as outras edificações da cidade. No 207* metro há um restaurante giratório, que permite uma vista completa da cidade. Ali você se situa. É como se estivesse sobrevoando Berlim. A esfera leva 30 minutos para fazer o circuito completo de 360 graus. Para o restaurante faça reservas.
Paramos num restaurante bem simpático no térreo mesmo. A comida era variada e escolhi esse belo prato de salada com camarão. Fui de vinho branco, uma boa pedida na Alemanha e os homens foram de pratos regionais e  mesmo com o frio que fazia, não deixaram de tomar sua cervejinha. Prost!

Eu, apesar de ser bisneta de um dos primeiros cervejeiros alemães que se radicaram em  Santa Catarina, Anton Freyesleben, nunca gostei da loirinha. Mas meu filho mais velho como se dedica nas horas vagas a degustação das mais variadas cervejas, tem achado umas que até são palatáveis (perfumadas com mel, frutas, temperos). 
A praça tem shopping, comidas, supermercado bem farto, com aqueles pães doces e frutas cristalizadas, que são a delícia da confeitaria alemã.Passando por dentro  do Shopping e saindo do outro lado você vai encontrar a parada final dos ônibus de sightseen (tipo hop-on hop-off). Mas cuidado. Se quiser fazer aquele roteiro básico e ir parando nos pontos de interesse veja bem o idioma. Minha irmã e cunhado que falam francês ficaram muito bravos porque num dos verdes que tomamos só se falava inglês. Tivemos que traduzir, mas não é a mesma coisa. Também não sou boa na tradução simultânea. Preciso ouvir primeiro para depois reproduzir. Isto atrapalha bem. 
Caso tenha dificuldades de andar pegue um destes ônibus e vá descendo nas atrações e voltando. Nós resolvemos caminhar, pois nada era tão longe que não desse para irmos apreciando e parando, ao bel prazer.  
Então, depois do almoço saímos andando pela Av. Karl Liebeknecht, e logo paramos para apreciar a Prefeitura Vermelha (tem este nome por causa dos tijolinhos a vista que  recobrem suas paredes) e o Chafariz de Netuno, que com os canteiros a sua volta adornam a praça. O Chafariz data de 1861 e conseguiu ultrapassar digamos ileso, duas grandes guerras. 


Estamos fazendo o caminho inverso ao que costuma estar registrado nos guias. Logo chegaremos à CATEDRAL e à ILHA DOS MUSEUS para depois alcançar a Av. UNTER DEN LINDEN e finalmente o PORTÃO DE BRANDENBURGO, REISCHTAG, TIERGATEN e seus monumentos.
Por esta informação você fica sabendo que nas imediações da Alexanderplatz estão as mais procuradas atrações. 

Comecemos pela

                              CATEDRAL 



É uma igreja protestante Luterana. Foi construída no mesmo terreno onde existiram outras igrejas desde 1745, no estilo neo-barroco. As obras iniciadas em 1893  terminaram em 1905. É consagrada como a igreja do protestantismo prussiano, memorial da família real, Hohenzollern. Um prédio nas dimensões em que foi erigido, não passou impune pela segunda guerra, onde sofreu sérias avarias. Suas obras de restauro começaram cerca de  trinta anos após o fim da guerra. Seu tamanho foi um pouco reduzido com a obra, e sua parte interna também foi simplificada. Mesmo assim é imponente e vale a pena conhecer e procurar pelos detalhes de sua história remota e mais recente. Anjos e profetas gigantes nas fachadas, internamente abóbadas douradas, os mausoléus da família real alemã e os acabamentos internos merecem uma demorada observação. Fala-se que ela seria a equivalente luterana à Igreja de São Pedro em Roma.  
Agora prossiga pelas pontes que se vêm nas vizinhanças e vá até a 

                    ILHA DOS MUSEUS ( Museumsinsel)


Museu Novo de Berlim


 O primeiro dos museus ali assentados foi o MUSEU ANTIGO, ou Altes Museum. O seu arquiteto pensava em torná-lo um modelo para os museus europeus. É o mais completo museu sobre arte antiga e o mais importante museu do mundo sobre Roma e  Grécia, desde o período arcaico até a era helenística. 
Mas o visionário príncipe Frederico Guilherme que depois se tornaria rei sob o título de Frederico Guilherme IV, viu no local a possibilidade de ampliação e construção de um complexo cultural. Então foram adicionadas à Ilha do Rio Spree o MUSEU NOVO (Neues Museum), idealizado em 1841, por Stüler, ficou em ruínas por cerca de 60 anos. Atingido cruelmente pela guerra, sua restauração foi concluída apenas em 2009,  quando voltou a reabrir ao público. São nove mil peças a comporem seu acervo sendo destacada a coleção Egípcia:  papiros,   o busto de Nefertite  (uma belíssima estátua que é mundialmente conhecida) e o Salão Mitológico com um maravilhoso teto na cor azul-cobalto.

O Museu Novo  é ligado ao Museu Antigo por uma passagem e tem à sua frente a estátua equestre do Kaiser Frederico Guilherme e um belo espelho d’água. A ANTIGA GALERIA NACIONAL (Alte Nationalgalerie), foi construída entre 1867 e 1876 sob inspiração dos  templos gregos, assim como muitas outras edificações em Berlim. Compõem  seu acervo pinturas e esculturas  do século XIX.  
Mais tarde, em 1897 foi acrescentado ao conjunto, o  MUSEU BODE, erguido na ponta da ilha. Surgiu como aporte às aquisições realizadas pela Alemanha, durante expedições científicas na Grécia e circunvizinhanças. Não esqueçam que a Alemanha fez um convênio com a Grécia, eles trabalhavam nos sítios arqueológicos e parte dos tesouros iam para esse país do norte Europeu. Lembro-me que quando estive na Grécia, nos idos de 1996, para festejar bodas de prata, os gregos se queixavam muito do pouco trabalho feito pelos cientistas e arqueólogos alemães no país (região de Olímpia e outros sítios na Grécia Continental e insular também) em desproporção ao que lhes teria sido "pago" e que haviam enviado para a Alemanha. Palavras deles.
                  
                           




                         MUSEU PERGAMON

O último e rico museu, que compõe o incrível complexo cultural é o Pergamon. Construído de 1909 a  1930.O Museu  é colossal. Existe nele o altar de Zeus, que parece no momento estar fechado à visitação  para restauro. Este altar foi retirado da área original em Pérgamo, na Grécia Antiga(hoje área pertencente ao território Turco). É tão magnifico que dá o nome ao Museu e o prédio foi desenhado   seguindo o seu modelo. Para esse museu foram transpostos também,   muros e paredes, como o Portão do Mercado de Mileto e a Porta de Ishtar da Babilônia. Na parte dedicada à Cultura Islâmica encontra-se uma amostra da Fachada do Palácio Qasr Mshatta, da Jordânia.
Finalmente está em obras na Ilha de Museus, uma Galeria que servirá como seu portão de entrada. 
Se parou nos museus não vai ter tempo de ver mais nada e sua visita vai se encerrar por aqui. Há muito que descobrir e apreciar nessas cinco casas. Retome o trajeto no dia seguinte, aconselho. 
Desta aprazível área dos museus prossiga pela Unter den Liden até a Pariser Platz, podendo parar num de seus cafés ou restaurantes. Tudo vai depender da hora.
Este complexo de museus da Ilha dos Museus, de muita importância para o mundo,  foi declarado Patrimônio Cultural da Humanidade desde 1999. Uma observação:  Antigamente eu ficava perplexa em ver que as riquezas de outros povos estavam atraindo turismo e dinheiro para os ricos países Europeus. Hoje não penso mais assim. Se tais tesouros não estivessem bem preservados em prédios  adaptados para recebê-los, poderiam estar sendo destruídos pelos enfurecidos e fanatizados terroristas disseminados pelo Middle East. Ali todo esse patrimônio está bem guardado e poderá servir de referência e estudos para a nossa e  para as gerações vindouras. Pelo menos por ora penso assim, quem sabe no futuro, quando a paz e a razoabilidade voltarem, eu possa reconsiderar esta opinião. Mas duvido muito que este dia chegue. 
Falemos agora um pouco da 

                     AVENIDA UNTER DEN LINDEN

A Avenida em questão no momento é um canteiro de obras, repletas de guindastes e tapumes. Mas ainda assim pode-se apreciar sua beleza, enquanto está sendo maquiada. Uma longa existência marca a presença da via na vida de Berlin. Começou modestamente como uma trilha para cavalos, que ligava o Castelo Berliner Stadtschloss ao Tiertgarten, desde os idos de 1500. Foi sendo paulatinamente ampliada e adaptada às necessidades de cada novo tempo. Com a Segunda grande Guerra  as casas que a integravam precisaram passar por um processo de reconstrução tal o estado de ruínas em que foram deixadas por bombardeios. A Av. de 1,5 Km estende-se  do Portão de Brandemburgo até a Schlossbrücker (uma ponte que fica na altura em que se situava o Castelo da Cidade). É portanto a passarela por onde transitam pessoas do mundo inteiro para chegar ao icônico monumento.                       
Universidade Humboldt

Ressalte-se que o Castelo, foi dos poucos prédios que restaram de pé no local, porém não escapou da incompreensão do burocrata de plantão,  na Berlim sob o domínio Russo, no rateio de pós guerra. As razões? uma afronta por representar o poderio da realeza prussiana. História que se repete...que lástima!
A despeito de tudo a avenida continua, como uma bela artéria ampla na via carroçável e nos seus canteiros centrais, com repousantes bancos sob a sombra de frondosas  árvores. As tílias, que lhe dão o nome encontram-se hoje mais na região da Pariser Platz.
A avenida está ainda em obras, mas já tem o seu perfil delineado com os imponentes prédios de grande importância para toda a cidade, quer do ponto de vista histórico, quer do ponto de vista cultural para a sua população. É assim o Palácio da Ópera , que no passado era conhecido como o Palácio da Princesa em alusão a uma das filhas da família Hohenzollern (seus proprietários).  Também ali se encontra o Zeughaus (prédio mais antigo, construído entre 1695 e 1706) e hoje é a casa do Museu Histórico Alemão. 
Vizinho da Zeughaus está a Nova Casa da Guarda, que desde 1931 é um memorial às vítimas da guerra. Considerada uma obra prima do arquiteto Karl Schinkel foi construída na época da Primeira Guerra Mundial entre 1916 e 1918. 
Nova Casa da Guarda


Num belo palácio que pertenceu a Heinrich da Prússia está a Universidade Humboldt, fundada em 1810. Na entrada da Universidade há uma estátua em homenagem ao seu fundador.
Estátua a Wilhelm Humbold


Diante da Universidade está localizado ainda,o Forum Fridericianum integrado à Ópera de Berlim, a mais antiga casa de espetáculos do gênero, na cidade. E ao seu lado na Bebelplatz  vários prédios famosos como a Biblioteca Antiga e a Igreja Católica dedicada a St Hedwig (a  primeira a ser  construída após a reforma protestante).
Afora estes,  ali ainda se encontram os prédios que abrigam a embaixada Russa, a Húngara, a Inglesa e outras, além de lojas, hotéis,  restaurantes e o Museu de Cera Mme Tussaud.  Neste local são ainda realizados vários eventos sazonais, como a Berlin Fashion Week, pistas de patinação no gelo e o Natal da Cidade.

PARISER PLATZ E PORTÃO DE BRANDEMBURGO  ou BRANDENBURG TOR

O Portão é a obra mais importante da cidade. Naquele local, no passado já houve confrontos, lutas, mas hoje é só festa. Desde a queda do muro, em 1989, é onde se  concentra o povo para todas as comemorações. A exemplo, a recente conquista da Copa do Mundo, a passagem do Ano Novo, etc... A cidade tinha 14 portões de entrada e hoje é o único que se mantém de pé,  resistindo às guerras  e lutas que aconteceram nas suas imediações (como foi o caso de sangrentas batalhas na Revolução de 1848).  Na sua parte superior encontra-se instalada e já incorporada a ele uma obra denominada atualmente de Deusa da Vitória, antigamente era uma ode à paz. Realizada pelo escultor Shadow, serviu para  homenagear a paz estabelecida  entre França e Alemanha após a guerra entre os dois países, nos primórdios do século XIX. A título de  curiosidade, o carro puxado por quatro cavalos, (denominado de quadriga) foi levado para Paris e só devolvido com o fim da guerra e colocado no seu devido lugar, com a vitória do povo germânico sobre seus opositores. 

Apesar da influência romana da quadriga, o Portal em si lembra uma construção grega, com as pilastras e os frisos,  construídos nos moldes do Partenon. O local onde se encontra é denominado de Pariser Platz, nome que recebeu em homenagem ao acordo de paz com a França.
Um dos famosos vizinhos da Portão é o
                           
                               REISCHTAG.

Iniciada a sua construção em 1884, as obras duraram dez anos.  A sua história recente é repleta de acontecimentos que marcaram o país: foi das suas janelas que se proclamou a República em 1918. Fortemente atingido durante a guerra, perdeu sua cúpula e ficou bastante danificado. Houve consertos  parciais no prédio nos  idos de 60/70, mas a sua restauração ocorreu mesmo  após a derrubada do Muro, com a volta de Berlim como Capital da RFA. Idealizado  pelo arquiteto inglês Sir Norman Foster, foi reinaugurado em  1999.  A cúpula ficou destruída inteiramente e foi repaginada em   vidro, sendo  possível visitá-la. Foi instalada sobre o prédio, recentemente.
Diante do  Reischtag e também do Portão encontra-se o grande parque TIERGARTEN. Entrecortado de rios e lagos, amplamente arborizado, é um dos lugares procurados para o lazer e o descanso. É grande e há vários meios de percorrê-lo sem ser cansando seus já fatigados pezinhos: bicicletas e  carrinhos  elétricos. Há barquinhos para passeios nos lagos. Ainda nas imediações  existem  monumentos aos perseguidos pelo regime nazista, como o MEMORIAL AOS CIGANOS  (um belo espelho d’água leva à reflexão sobre as desnecessárias  e cruéis perseguições a povos não germânicos). Tristonho sob a suave música de fundo.


Cruzando longa e amplamente o parque está a 17 Juni  Strasse. Indo na direção de Potsdam (região oeste da cidade),  numa rotatória da avenida encontra-se a Coluna da Vitória,tendo ao topo uma estátua alada, dourada.

              O CENTRO COMERCIAL DE LUXO – TAUENTZIENSTRASSE



A TAUENTZIENSTRASSE era uma rua de casas elegantes, mas transformou-se num corredor comercial após a construção do  Shopping KADEWE. Pode ser acessado pelo metrô - linha Kurfüstendamm U-1 e U-9 e Wittenbergergplatz U1, U2 e U3.  Nele você encontra as grifes mais famosas do mundo: Burberry, Dior, Chanel, etc.. Na rua ainda se vê as lojas de marca como a Louis Vuitton e a Cartier, além de outras mais populares mas igualmente atrativas como a Mango, Benetton,  HM e Zara.



A rua é muito bonita, ajardinada no seu centro, com fontes e uma escultura monumental, erguida para celebrar os 750 anos da cidade. A 450 metros do KADEWE, junto à Kufürstendamm está a Igreja Memorial do Kaiser Guilherme que subsiste em  ruínas(a Kapute Kirche ou igreja quebrada), como memória da guerra.



 A Igreja foi belíssima, o que dá para ver do que restou dela. A torre tinha inicialmente 113 metros, mas depois dos bombardeios ficou apenas com 68 metros. O seu interior com belos mosaicos no seu teto abobadado é uma jóia.

 Ao lado foi erguida uma igreja supermoderna com uma torre, mas ainda estava em fase de acabamento durante nossa visita. Seus vitrais azuis dão um efeito semelhante ao da linda Igreja de Dom Bosco em Brasília. Pra variar aqui também muitos tapumes de obras e máquinas.
Dali mesmo, saindo para a rua lateral, Ranke ST, escolhemos o Restaurant Ranke 2,  típico de comida alemã, muito aconchegante e charmoso, onde comemos muito e bem. Ah, e bebemos também um bom vinho nacional!
O Eisbein gigante


Na sequência da Tauentzienstrasse localiza-se a Av. Kurfürstendamm,(a partir da Igreja para a direção oposta ao KADEWE). Uma  área nobre, com restaurantes, café, teatros, cinemas, casas de show. 

                       GENDARMENMARKET

Alcança-se esse endereço, através do metrô: linha U6 - Französische St, U2 + U6 - Stadtmitte e U2 - Hausvogteiplatz. 
Foi num dia meio sol meio  nublado que visitamos a GENDARMENMARKET, considerada uma das mais belas praças de Berlim. Aqui não há área verde. A praça é toda calçada.  Os monumentos que a formam é que lhe dão o alto conceito de que goza. Ao seu centro está a Casa de Concertos e de cada um dos lados uma igreja. A da esquerda a Catedral Alemã e a da direita Catedral Francesa. Ali no entorno há simpáticos bares nas calçadas, onde você pode parar para beber uma cerveja, tomar um chá ou deliciar-se com um milk-shake, ou ainda comer alguma coisa ligeira. A grande delícia está no entanto no canto da praça. A famosa chocolateria FAUSSBENDER-RAUCH.
Foto do site www.viajesdiarios.com



Vale a pena  subir no seu segundo andar para fazer um lanche, tomar um chocolate quente. Mas você com certeza não resistirá a  comprar os delicados chocolates de formatos dos mais variados objetos (palácios, relógios, carrinhos..o que você pensar) ou bombons recheados com licor e cremes variados dos melhores e mais refinados sabores.
Esta praça se ilumina no Natal e por ser essa época de frio, também ali se constrói uma pista de patinação no gelo. A sua feira é das mais lindas e todo o cenário ganha um especial encantamento. Lembre-se da tradição que a Alemanha tem nos festejos e decoração natalinos.  
                 
                   PASSEANDO NUM BAIRRO MEDIEVAL ALEMÃO

Se você quiser encontrar a alma da velha Alemanha, vá até o bairro Nikolaivirtel, próximo da Catedral e a Prefeitura Vermelha (Rotes Rathaus).
Destruído pela guerra, foi reerguido  entre 1979 e 1987, nos moldes do bairro originalmente existente. Na formação do novo bairro alguns ícones da Berlim antiga foram ali reconstruídos, sem nunca terem pertencido àquela comunidade. É que seus idealizadores quiseram que aquelas casas ou monumentos voltassem a integrar de algum modo a nova cidade, como parte de uma memória que não podia se perder. Assim foi com o Palácio Efraim, o restaurante Zum Nussbaum, a escultura Drachentöter-Plastik, o Chafariz Bärenzwinger. Muito gostoso andar pelas  ruas e encontrar as belezas da tradicional cultura alemã. 

Termino por ora esta parte da viagem. Verifiquem que eu fiz uma concentração dos locais de visitação, numa sequência ou nas imediações uns dos outros. Por exemplo, a Gendarmenmarket pode ser alcançada saindo-se da Unter Den Linden e ingressando-se na Friedrichstrasse. O bairro Nikolaivirtel nas proximidades da Catedral e museus. Com um mapa na mão não há como se perder e você otimizará seu passeio.   Na próxima postagem falarei sobre o Muro, Potsdam, a Filarmônica, as memórias da guerra e da divisão da cidade. Vai ver que há uma lógica também neste agrupamento de zonas de interesse. 
Auf Wiedersehen!

Um comentário:

  1. ...hoje "caminhei" por Berlim, tendo como mapa de referência o seu Blog.
    E não precisa mais! Porque você nos dá as informações turísticas necessárias, "recheadas" com detalhes pelas suas explicações, transformando tudo num belo "sonho" como os deliciosos doces e chocolates alemães.
    Tem mais? WARTEN!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...