quarta-feira, 10 de junho de 2015

FRANÇA PRIMAVERA DE 2015




non, je ne regrette rien  ( abra o vídeo, pule o anuncio. Se quiser viajar por Paris com musica  volte pra postagem).Acabou a música desligue ma barra de ferramentas. Bom proveito!




Chegar a Paris nos albores de maio, significa entrar numa metrópole linda com o acréscimo dos encantos da primavera. Ficamos tomados pela euforia e  a vontade veio de imediato seguida pela ação. Sair livremente apreciando cada centímetro daquela cidade que encanta o mundo e leva milhões de turistas por ano a conhecê-la ou revê-la.  É como se estivéssemos em Londres. Mas contenha-se, não é bem assim. Embora Londres também tenha as suas dificuldades em Paris elas são quase insuperáveis. Escadas, longos corredores, sobe e desce.... Desde já não aconselho a ir de trem e metrô. Pegue seu táxi que vai custar no mínimo 50 Euros ( ou ainda reserve o Shuttle - meu filho fez isto). É um transporte individualizado e o motorista aguarda você no portão de desembarque com uma tabuleta na mão, com o seu nome). Também pode escolher os Shuttles coletivos.Vá no site da Super Shuttle. Lá terá mais informações. É seguro e confiável.   Depois disto  aloje-se no hotel,  com toda calma feito isto  parta para os passeios. Dá tempo, não se afobe. Chegamos as duas da tarde no horário local, saímos do aeroporto aí pelas 15 horas, nenhuma indagação na Police Border, ( Polícia de Fronteira) , só o carimbinho no passaporte e votos de boa estadia. 
Hospedamo-nos no Meliá da Victor Hugo 100, hotel pequeno, chamado hotel boutique, bastante confortável e cheio de pequenas surpresas, como caixinhas com agulha e linha de várias cores , roupão, chinelinhos, bons shampoos e sabonetes artesanais da Provence.  O único inconveniente é que os  quartos são climatizados para muito quente e você não aguenta. Então peça para regular.Mas se mesmo assim não conseguir abra os janelões como nós fazíamos e também será bafejada por lufadas de vento fresco.  Gostei e recomendo. 

O local é estratégico, porque  a rua é um dos raios da estrela ( Arco do Triunfo Etoile Charles De Gaulle). Escolhemos porque ficava próximo ao apartamento do filho, inclusive na mesma rua do seu curso. 
A primeira coisa que fizemos após banho e outros cuidados iniciais foi ir vê-los. Ricardo veio ao nosso encontro na rua. E nos surpreendeu com: conheço este casal de brasileiros...foi uma alegria..! Depois fomos ver onde se instalou com a família, um pequenino mas confortável apartamento, com um grande jardim e playground, bem moderno no bairro dos Champs Elisée. Gostamos bastante. Entre queijos e vinhos fomos colocando o papo em dia e aproveitando para brincar com o netinho ( que a primeira vista nos estranhou). Hora de descansar,  voltamos caminhando para o hotel, devagar sorvendo a  noite e a bela iluminação do Arco mais famoso do mundo. 

O nosso planejamento era passear pela manhã e ficar com eles após o almoço, para passeios com o neto ou ficando em casa mesmo, isto iria depender do tempo de temperatura. Com criança pequena os passeios se concentravam mais  em jardins e no próprio playground do prédio que era um parque , Engraçado ...e aberto para a vizinhança. Tinha portões, mas eram destrancados e as pessoas das imediações podiam entrar. Nada de arruaças, bêbados incômodos ou pedintes. Só famílias e babás. 
paz e diversão  no coração de Paris

Logo  pela manhã fomos a Torre Eiffel, porque o dia estava lindo e porque , convenhamos, tudo é bonito nos Champs de Mars onde está localizada. Também saímos a pé, pois era perto do hotel ( olha que maravilha). Quem descobriu  foi o Toninho. Então passamos pelo Trocadero, coisa que eu nunca tinha feito na minha vida e olha que já fui alguns  pares de vezes à Cidade Luz. Neste local ( Metrô Arts Nouveau)  existiu anteriormente o  Palácio Trocadero, mas foi demolido para a Exposição Universal de 1937. No seu lugar foi construído o Palácio atual, que leva o mesmo nome do ponto geográfico em que está inserido. Este monumento em estilo clássico moderno, com duas grandes alas laterais em semicírculo alberga a Cidade da Arquitetura e Patrimônio,O Museu Nacional de Marinha,  O Museu do Homem, O Teatro Nacional de Chaillot e o Museu Nacional dos Monumentos Franceses. Em 1948 o Palais de Chaillot foi palco de um fato histórico da maior relevância para toda a Humanidade: A Assembléia Geral da ONU, ali reunida aprovou a Declaração dos Direitos do Homem. 
Pallais de Chaillot (Trocadero)

No seu subsolo ainda podemos destacar a existência de um Oceanário. Só apreciamos a superfície de tudo isto, hoje estamos preferindo o ar livre, entrar em contato com aqueles jardins de árvores floridas, repuxos, fontes e espelhos d´água, grama verdinha e um carrossel ,sempre girando ao som de música,  e que é a cara de Paris. Ficamos ofuscados com a visão que emergiu por detrás daquele cenário, como foco principal:a Torre mais famosa e mais visitada do mundo.

Torre Eiffel


www.toureiffel.fr

Inaugurada em 1889, foi na época a mais alta edificação do mundo. A idéia era demolí-la após a Feira Mundial, mas ela caiu nas graças das pessoas e foi se mantendo para acabar sendo um dos ícones de Paris e da França. Não pensem que é uma torre qualquer, Senão poderíamos pegar qualquer uma das nossas retransmissoras de energia e fazer delas ponto turístico. Ela é de ferro trabalhado, uma obra artística em estilo art nouveau. Possui três patamares, alcançados por elevador.As plataformas ao seu redor são enormes,  onde cabem aquelas toneladas de turistas que a visitam diariamente. Toda a estrutura é gigante. 

a base da Tour Eiffel


Inicialmente vai-se de elevador até o primeiro estágio e para subir no topo (sommet) tem-se que comprar ingressos no segundo piso, subindo-se um lance de escadas. Dali já se tem uma visão da cidade, suficiente para identificar prédios históricos, avenidas famosas, jardins e parques, enfim identificar os pontos da cidade que interessam e ver o seu traçado especial. Mas experimente subir ao topo. É fantástico, ainda mais num dia de céu azul. Bom olhar nos binóculos para ver a cidade mais por dentro e até avistar o Bois de Boulogne! Uma brincadeira, mas a gente volta a brincar quando está viajando a lazer. 

vista do topo da Tour Eiffel para a cidade. 

Para subir na Torre os preços são 15,5 Euros para adultos, 11 Euros crianças entre 4 e 11 anos, para cadeirantes e também para o acompanhante, 13,5 Euros para jovens entre 12 e 24 anos. Para ir ao segundo andar somente as tarifas variam entre 9, 7 e 4,50 E. Os ingressos podem ser adquiridos pela internet, e gravados no celular ou imprimidos. Não vi tratamento diferenciado. O primeiro acesso costuma ter uma longa e demorada fila, mas não há duas filas, se você não tem o ingresso pode comprá-lo nas cabines já no final do percurso. Os elevadores são amplos e situam-se nos quatro pés de sustentação da Torre. As suas engrenagens ficam a mostra e podem ser apreciadas enquanto se espera.  Mesmo assim sempre há muita gente. 
Um detalhe que não pode deixar de ser considerado são os ladrões. Batedores de carteira. Há mães com carradas de filhos que se esgueiram por entre os inebriados turistas para surrupiar seus pertences. Nós vimos a prisão de uma mulher (dizem que são os imigrantes romenos que mais roubam ali, mas há gente de todos os lados, inclusive franceses , não se iluda pela aparência). Nos dias subsequentes soubemos que a Torre foi fechada por um  dia , ao público,  em protesto pela insegurança da localidade. Vejam só que absurdo! 
De lá escolhemos uma creperia para almoçar, mas como estava ventoso e bastante frio apesar do céu aberto, deixamos os charmosos toldos vermelhos lá fora e  nos abrigamos no interior do restaurante. 

Ali descobrimos um método interessante de escolha do cardápio: a "formule". São duas ou três opções de almoço completo que o restaurante oferece: primeiro prato de sopa ( oignon - minha paixão) , saladas ou saladas e frios; prato principal de carne com legumes ( variadas opções como carne grelhada, boeuf bourguignone , peixes) e a sobremesa ( crepe suzette, sorvetes, tarte tatin, creme caramel - o nosso pudim de leite). Aí , dependendo do que escolher deve pagar entre 16 e 26 Euros, aproximadamente , por pessoa. Fora as bebidas, que impreterivelmente são os vinhos. Pode pedir as meia garrafas para dois ou em taças individuais. É bem comum em toda Europa. O garçon traz a garrafa à mesa e a apresenta, mostra o rótulo ao cliente. Então  você não vai beber nenhum sangue de boi...fique tranquilo. Ainda há a opção de rejeitar o oferecido se você degustar e não gostar. "Tout comme il faut".
Dali partimos para encontrar o filho e família. Mas  antes do passeio fomos tomar providências importantes, tais como comprar um chip para o celular. O negócio é chegar na Europa e logo trocar o chip para evitar lançamentos indesejáveis na fatura. 
Se você tiver crianças a tiracolo, uma bela opção de passeio é o Parque Monceau. Situado entre belas mansões, onde funcionam escolas e embaixadas, é um lugar alegre e colorido. Os francesinhos e seus visitantes se esbaldam. Um parque com fontes , lagos, pontes, imitações de colunas gregas para adornar os espelhos d'agua, grossas e velhas árvores, alguns esquilos e um carrossel que o netinho apreciou junto com a vovó. 
 Ficamos aqueles dias em Paris e logo que chegou a quinta feira e partimos para o Mont Saint Michel, passando pela bela propriedade que foi do Monet,  na Normandia, mas isto eu conto depois. Pulamos esta parte para voltar a falar de Paris. ( não vamos perder o foco)
Minha irmã e o marido que habitam sazonalmente na Europa, estavam nos aguardando lá. Marcamos encontro para o dia seguinte cedo para cumprir uma obrigação que lembrava nossa mãe. Ir à CAPELA DA  NOSSA SENHORA DA MEDALHA MILAGROSA ou Capela de Santa Catarina de Labouré.


Uma pequena e charmosa igrejinha, encravada entre antigas casas no número 140 da Rue du Bac ( http://chapellenotredamedelamedaillemiraculeuse.com). A Igreja é em homenagem à nossa Sra da Graça ( meu onomástico) e minha mãe gostava de ir lá, inclusive às missas. Quando entramos estavam rezando uma missa. Assim que terminou fomos ver a Santa Catarina de Labouré, cujo corpo intacto encontra-se sob o altar, num jazigo de vidro. Me lembrou a bela adormecida, com todo o respeito. O corpo está perfeito, e dizem não estar embalsamado,

corpo de Santa Catarina de Labouré

  E a Medalha? Uma proteção a mais, sim! Você a adquire no shop ao lado da igreja e uma freirinha a benze na hora. 
Como esse era  o dia de interiorização e reflexão,  dali partimos para conhecer as


                           CATACUMBAS



Sua entrada está situada à Avenue Colonel Henri Rol-Tanguy, 1 próximo a Estação Danfert-Rochereau. Está aberta das 10 horas da manhã às 20 horas  e  encerra as  entradas ao público, às 19 horas. Fica a 20 metros do chão e possui muitas escadas. Para subir prepare-se para enfrentar 83 degraus e para descer cerca de 130. Não é acessível a deficientes,  cadeirantes ou não. Não possui banheiros ( portanto evite tomar muita água antes de aventurar-se pelos seus longos corredores).  São 2 km de túneis. A temperatura no seu interior é constante - 14 graus C. O ambiente é úmido e há locais com goteiras.
caveiras empilhadas ordenadamente  nas Catacumbas


É uma corrida de obstáculos, que já se inicia na longa fila de entrada. Acho que esperamos cerca de 1 hora e 30.É medida de segurança,  acredito, porque se aquilo desaba a catástrofe é maior com mais gente. Então eles param depois de ingressar 200 pessoas e só vão liberando com a sua saída. Mas a fila é só uma, tanto para comprar ingressos como para entrar. Também na bilheteria peça o telefoninho ( áudio) , que custa 5 Euros para se orientar nos interiores. Acho importante.
Eu adoro estes ambientes, longas galerias subterrâneas em pedra, recheadas de  histórias. Há milhões de anos atrás, aquele local era um mar tropical, que quando secou deixou sedimentos que com o tempo viraram uma mina de pedra calcária. Esta pedra foi extraída  para construir Lutécia, o nome Galo-romano de Paris.Com ela se ergueu o Louvre, o Arco do Triunfo, a Catedral de Notre Dame e outros importantes monumentos da cidade e do mundo. Abandonada com o tempo, esta mina voltou a mostrar sua presença com os desmoronamentos que ocorreram . Muitas construções foram feitas sobre ela e se ignorou os ocos existentes no subsolo, e com o tempo , chuvas e o peso das edificações acabou vindo abaixo. Isto já foi no tempo do Luízes, levando Luiz XVI a criar um serviço de inspeção das carrieres e tomar medidas de contenção dos afundamentos, conforme as necessidades e as sugestões do recém criado serviço.
Sua existência como Ossário, para receber ossos dos mortos que lotavam os cemitérios,  ocorreu em 1786 onde foi benta e depois começou-se a trasladar-se ossos do Cemitérios dos Inocentes. Esta operação durou até 1788. Tempos depois passou-se a transferir os ossos de outros cemitérios. Além dessas transferências, algumas pessoas foram diretamente enterradas nas Catacumbas , como é o caso de mortos na Revolução Francesa, em batalhas, ou dos decapitados na guilhotina ( caso do célebre Danton). Algumas celebridades tem seu mausoléu ali, a exemplo de Robespierre e da Princesa francesa Elizabeth. 



Os ossos , aos milhões, estão artisticamente empilhados e esta arrumação é chamada de decoração romântico-macabra.Ao longo de sua extensão há plaquetas com dizeres sobre a vida e a morte que nos leva à reflexão sobre a efemeridade da vida e todas aquelas luzes que se apagaram, pessoas com objetivo, esperanças, amor e fé. 
Vou reproduzir uma delas: 
"OU est-Elle, la Mort? Toujour future ou passée. Apeine est-elle present que dejá elle n'est plus".


O importante é viver e tirar todos os benefícios de estar vivo. 
Outro dia que acabou, mais um encontro com a familia. Queijos e vinhos descansam o corpo e o espírito.  
Dia seguinte foi dia de 

                           LOUVRE


a Pirâmide

www.louvre.fr/en
Não dá pra ir a Paris sem ir ao Louvre. Se usar o Metrô, saia na Estação Palais Royal Musée du Louvre, procurando a DIREÇÃO  da saída La Defense. Isto para os que vierem pela linha 7 ( VILLEJUIF/COURNEUVE). Os corredores tem sinalização para o Museu e para o Arco do Carrossel. Caso queira mesmo sair do lado de fora para apreciar o  seu entorno, faça isto. Faz parte da visita apreciar  O prédio do antigo Palácio, os Jardins das Tulherias, o Arco do Triunfo do Carrossel e mais recentemente a Pirâmide de vidro, que organiza a entrada do complexo. Antes de atingir o Hall principal, você pega uma fila para passar pela inspeção ( ver se tem armas etc...). Uma vez liberado pegue as escadas rolantes, na direção do subsolo. Há ali um Centro de Informações bem visível de todos , com a planta do museu e informações preciosas em todos os idiomas. A compra física dos ingressos é nesse  hall.O horário de funcionamento é das 9 am às 6:00 pm, mas na verdade vai sendo esvaziado as 17,30. Há horários  noturnos  nas 4as e 6as feiras com encerramente às 21,30. 


onde o velho e o novo se misturam 

Antes de começarmos a visita quero passar algumas informações a mais sobre esse. que é um dos prédios mais visitados do mundo.
Desde o final do sec XII que os edifícios do Louvre dominam o centro de Paris. Com o passar dos anos a fortaleza inicial tornou-se residência oficial dos reis da França. Museu só a partir de 1793. Atualmente o seu acervo permanente é composto de:
Antiguidades Orientais, Artes do Islã, Antiguidades Egípcias,Antiguidades Gregas, Etruscas e Romanas, Objetos de Arte, Esculturas, Artes Gráficas, Pinturas, Egito Copta, Oriente Mediterrâneo no Império Romano, Louvre Medieval e Artes da  África, Ásia e Oceania e Américas.  
Está dividido em alas. A que tem as obras mais procuradas  ( Mona Lisa, Vênus de Milo etc é a ALA DENON. Se você estiver em Paris de passagem e quiser dar um pulinho para ver a obra mais famosa de DaVinci, siga as instruções do folder. Vc chegará rapidamente à sala em que essa se encontra exposta. Nem sempre foi assim. Lá pelos idos de 70/80 você era levado a ver todas as obras até chegar àquela que lhe interessava, depois de estar exausto e ainda tinha que competir com todos os demais interessados. Isto serve para qualquer obra. Estão bem demarcadas e com as indicações precisas, não havendo erro. Então saiba que é ´possível dar um pulinho no Louvre ver sua obra favorita e voltar pegar seu avião para outro destino, tudo numa tarde. Agora vai ficar mais rápido ainda com a dica que vou dar. Em que parede está pendurada a Mona Lisa? Destacada no guia oficial com a cor vermelha ela pode ser vista com o seu misterioso olhar e enigmático sorriso na SALA 6, pinturas, da Ala Denon. 
Monalisa

Além da Denon as outras alas são a RICHILIEU E A SULLY. Elas tem correspondência em todos os andares, desde o Mezzanino - 1 ao 2 andar. 
No Rez-de-chaussé, sala 16 da Ala Sully, catalogada como Antiguidades Gregas, Etruscas  e Romanas você vai ver, cercada sempre de turistas, Venus de Milo. Pare, depois rodeie a estátua, veja em que,  uma peça de fino mármores branco,  se transformou. Numa obra de arte sem preço. Uma escultura realmente fantástica. Para os que ainda não tiveram o prazer inenarrável de vê-la em toda a sua formosura saiba que,  ela não tem braços. Estes foram destruídos durante escavações em algum sitio arqueológico da Grécia. Nunca foram encontrados. Tão apreciada pela beleza, imagina se tivesse os complementos.
Vênus de Milo

Ainda neste conjunto está o Código de Hamurabi e a Estátua Colossal de Ramsés II. 
Quanto você sobe as escadarias para o primeiro andar vai se emocionar. Pra mim não tem visão mais surpreendente. Sempre  me deixa aturdida toda aquela perfeição: trata-se da VITÓRIA DE SAMOTRÁCIA. Seu autor Pitócrito é da Ilha Grega de Rodes. Lá existe uma uma escultura de um barco, numa escadaria nas imediações da praia de Antony Queen, feita pelo mesmo autor. É  Catalogada como Antiguidades Gregas, Etruscas e Romanas. 

Vitória de Samotrácia

Neste mesmo andar após subir as escadarias, no pavilhão do lado direito que vai encontrar as pinturas famosas como A Sagração de Napoleão de Jacques Louis David, As Bodas de Caná de Veronese, A Grande Odalisca de Ingrés, La Gioconda ou a Monalisa de Da Vinci, A Coroação da Virgem de Fra Angélico.
A Grande Odalisca de Ingrès


 Todos os grandes nomes da pintura mundial, das mais variadas escolas, países, técnicas,  no tempo em que está focada a exposição do Museu, tem seu exemplar lá. Então escolha o seu favorito e deleite-se, seguindo as orientações do guia, que é gratuito e muito bem elaborado. Fácil para orientar-se.  

É uma visita cansativa, mas pode ser feita com calma . Há sempre lugares para descansar e ao longo das galerias e nas salas há bancos para se sentar. 


                       Visitando NOTRE DAME (www.cathedraledeparis.com) - Place Parvis, Metro Saint Michel ou Cité, depende da linha que está sendo usada. 
Notre Dame de Paris

Um dia qualquer no meio da viagem fomos almoçar no Quartier Latin/Saint Michel.Comidinha Básica, que constas das "formules" da maioria dos restaurantes( básicas mas muito boas): Soup à l' oignons, Confit de Canard e Glace, sempre regado a um bom vinho nacional, que nesse dia foi um rosé de Provence, Depois do almoço partimos para a Ille  de la Cité, para rever nossa velha conhecida a Catedral  de Notre Dame. Chegando à praça fomos surpreendidos com a FEIRA DE PÃES, com eleição do melhor pão e do melhor padeiro da França. Centenas de baguetes estavam sendo submetidas à degustação de especialistas, com a presença do prefeito da cidade, mídia, mas não muitas pessoas. Deu para comprar pães ( brioche, baguete, croissant, e de quebra  palmier e chausson au pommes),  para o lanche na casa do filho, no final da tarde. 

Feira de Pães na Praça Parvis

Visitamos a Igreja. Desta vez não tinha nenhum coral encantando os turistas. Tentamos subir na torre, mas fomos desanimados pela fila. Ainda ficamos uns 20 minutos, mas como andou pouco acabamos desistindo. Por outro lado os 386 degraus não serviam de motivação. Não há elevadores...
A igreja é de estilo gótico e suas obras foram iniciadas no 1163 e como demorou alguns séculos para ser concluída, passou pela supervisão de vários arquitetos daí várias influências em suas linhas. A Igreja é bem alta, com belos vitrais,cuja luz coada que lhe dá um ar solene e majestoso. 

Recentemente este tornou-se um local com um outro atrativo, qual seja as ruínas de antigas civilizações que se encontram  no subsolo da praça e da igreja. São restos da cidade Romana, da Catedral Merovíngia do sec. VI e de residências medievais. É uma visita interessante a ser feita em complementação à visita à Catedral.
Muitas coisas importantes e de repercussão aconteceram  na Igreja ou diante dela, como a coroação de Napoleão e Josefina, Imperadores da França,a Coroação de Henrique VI da Inglaterra a execução de Templários em 1314, mortos em fogueiras na frente da Igreja, dentre outros.
Faço agora um intervalo porque ainda há muito a contar. Enquanto lêem eu preparo a segunda parte dessa viagem. A Bientôt. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...