terça-feira, 12 de abril de 2016

A VARSÓVIA ANTIGA -POLÔNIA



PALÁCIO LAZIENKI

Entrada lateral - diretamente para o Palácio Lazienki

Levo vocês agora para a parte mais romântica da cidade de Varsóvia. O endereço é Aleje Ujazdowskie. Mas entraremos pelo portão lateral da (rua) Ul Agrykoli,  que conduz direto ao Palácio principal: o  majestoso Palácio Lazienki, que fica entre o Castelo Real e o Palácio Wilanów, na ROTA REAL. Erguido no século XVII  era conhecido como Lizienka Lubomiskiego ( Casas de Banho Lubomiski) nome dos primeiros proprietários. Anos mais tarde foi reformado e tornou-se  moradia do Rei Stanislaw II (por volta dos anos 1790). 
Rodeado pelo magnífico Parque Real Lazienki o Palac na Wyspie ou Palácio no Lago, foi construído numa ilhota do lago Stawy Lazienkowskie, É um recanto de paz, harmonia e beleza. Em seu solene estilo clássico carrega forte influência da arquitetura grega, tendo sido adornado e sustentado por colunas Dóricas e Jônicas. 


Fachada  norte do Palácio principal
Do mesmo modo que os demais  prédios de Varsóvia este também sofreu a destruição da guerra. As tropas nazistas pensavam em explodí-lo, mas não tiveram tempo de fazê-lo, então o incendiaram. Foi reconstruído e não há vestígios deste passado de terror. Hoje é propriedade do Museu Nacional de Varsóvia sob o nome de Museu de Banhos Reais (Muzeum Lazienki Krolewskie). 
Os famosos banhos que lhe dão o nome situam-se no andar térreo, onde também se encontram a Sala de Baco (para degustação dos vinhos), o salão de baile, uma capela, uma Galeria de Pinturas, além da sala de jantar. Já no primeiro piso estão os aposentos reais, Gabinete do Rei, Galeria Alta dentre outros cômodos íntimos. 


Paisagismo às margens do Lago (face norte)
A Fachada sul é a entrada oficial, embora eu tenha gostado muito mais da parte norte com toda a quietude do lago, o tapete de folhas ferrugem pelo chão, os chorões acariciando a superfície das águas e toda  a beleza verde do arvoredo.
A frontal  é mais  movimentada porque é onde se encontra  a área de lazer no lago, com gôndolas que singram suas águas e os canais adjacentes

Fachada Sul - a principal do Palácio Lazienki

Palácio cercado por águas


Ponte na Rua Agrykoli, 
O Parque Real, que contorna o conjunto de palácios (sim porque há vários nesta propriedade:  a Casa Branca, o Palácio Myslewiecki. e o Palácio Belvedere) é exuberante e com sua cor outonal aumenta o seu encanto e o prazer de caminhar por suas alamedas. Os jardins são divididos em três áreas: o Jardim Real, com várias trilhas foi idealizado no século XVIII; o Jardim Belvedere, está cortado por canais que podem ser cruzados por românticas pontes e ainda encontram-se erigidos nesta parte vários pavilhões; e por fim o Jardim Modernista, do século XX, com maciços de árvores, foi idealizado pelas formas de suas plantas. 


Outra coisa que dá vida ao belíssimo parque são os animais soltos, como pavões e esquilos ( estes na inusitada cor ferrugem e mostrando certa intimidade com os visitantes). 



Depois de percorrer as aléias chegamos finalmente à entrada principal do Parque, voltado para a Aleje Ujazdowiskie. Ali se encontram os  belos canteiros de rosas e o  famoso monumento em homenagem à Chopin, É neste local que aos finais de semana, moradores e turistas se deleitam com as músicas do célebre compositor. Nós não tivemos oportunidade de assistir a um desses concertos, porque não sincronizou com o nosso calendário. Dizem que no inverno ele perde um pouco do brilho, escurece cedo, venta, ocorrem constantemente chuva ou neve, tornando o passeio desconfortável. Mas felizmente pudemos apreciar  o parque em sua plenitude sob o céu de um azul intenso. 
Entrada principal com monumento à Chopin e canteiros de rosas
Numa de suas extremidades, voltado para a grande avenida há ainda um Observatório Astronômico, que pertence à Universidade de Varsóvia e na outra ponta o Palácio Belvedere. 

STARÉ MIASTO OU CIDADE VELHA

Quando estávamos fazendo nosso roteiro fiquei preocupada em adicionar a Polônia . Pouco sabia do país e da sua capital, e meu conhecimento quase que se restringia aos horrores da guerra. Minha amiga Wânia , uma viajante contumaz,  me animou e falou das cores do centro urbano mais antigo  e que fazem o encanto da nova  Varsóvia.
Bem, agora estávamos  ali,  na PLAC ZAMBOWY diante da cidade Velha cheia de história, coração da cidade há séculos. Pela sua situação geográfica a Polônia foi invadida por vários povos vizinhos. O que se repetiu na  Segunda Grande Guerra com a consequente transformação em ruínas dos principais prédios. Hoje a "nova cidade velha", renascida das cinzas é uma referência e o  seu marco inicial. Um oásis de paz e de alegria, onde as pessoas passam momentos agradáveis de descontração e lazer.  A COLUNA DE SEGISMUNDO, por exemplo, no centro da Praça do Castelo é onde se marcam os encontros, inclusive para o tour a pé pela cidade. A área refeita  não é grande e representa cerca  de 10% do anteriormente existente, segundo informações obtidos no local. A velha Varsóvia e mesmo a Coluna não resistiram aos  bombardeios e  à depredação. Esta foi partida em vários pontos assim como a estátua que foi bastante danificada. Refeitas, o pedestal  ostenta uma altura de 22 metros, a estátua de bronze  aproximadamente 3 metros.  O monumento  original data de 1644 e foi mandado erigir em homenagem ao Rei Segismundo II, Waza, que transferiu a Capital de Cracóvia para Varsóvia.

Plac Zambowy ; à direita da fotos o Castelo Real, ao centro o casario , ao fundo a Igreja de São João e em primeiro plano a imagem de Segismundo 

Estátua de Segismundo III Waza
Ali na Praça diante do Castelo e aos pés desta Estátua começa a famosa ROTA REAL, que passa pelo Palácio Lazienki e termina no Palácio Willanów. A longa avenida que permite fazer este trajeto tem no seu início o nome de  Krakowskie Przedmiescie. Considerada das mais belas ruas da cidade, tem dois largos passeios para pedestres e no seu centro corre  apertada, a via carroçável. Ela se encontra com a  Nowy Swiat outra rua gostosamente agitada. Falaremos das duas adiante.


O CASTELO - www.zamek-krolewski.pl Por ora vamos explorar o interior da Cidade  Antiga. O Castelo Real foi  residência dos soberanos e hoje alberga um museu, pequeno porém muito bonito. Sua fachada em tijolos tem 90 m de extensão, nos seus extremos possui torres quadradas com o pináculo de influência da arquitetura russa. O prédio é usado para receber visitas oficiais de Estado. As suas salas foram o mais fielmente possível colocadas nas condições originais. Junto ao Castelo está outro museu, o Palácio do Telhado de Cobre que expõe coleção de tapetes orientais e outros objetos de arte decorativa.

Ruas de nomes complicados e detalhes das casas ( tudo refeito)
Esta região era cercada por uma muralha. Fortalezas sempre tiveram correlação com segurança e portanto esta também visava proteger o burgo. Nos dias atuais foi reerguida, em tijolos, assim como o portal monumental da entrada. Tem o nome de Barbacan. Já dentro de seus muros as casas são multicoloridas, em tons  pasteis e sua arquitetura  tem variadas influências, da região dos Bálcãs.  Os detalhes encantam, e contrastam com os nomes das ruas, cheios de consoantes. A rua Swietojanska (da foto acima) liga a Praça do Castelo à Praça do Mercado, que é outro ponto de grande beleza e de encontro de pessoas, por concentrar grande numero de bares e restaurantes, além de museus e teatros. No número 20 está sediado o MUSEU DE LITERATURA - ADAM MICKIEWICZ, famoso poeta e ensaísta Ucraniano que residiu na Polônia e lá se projetou.





Como se vê das fotos a Praça do Mercado ou  Rynek Starego Miasta é  um local bem frequentado, nestes dias de verão e começo do outono. Muito iluminada pelo sol e pela claridade do céu azul,  os bares de calçada ficam cheios de ruidosos frequentadores. Além disto há as feiras dispostas em retângulos, ao longo da Praça e os artistas expõem seus quadros e trabalhos dentro daquele limite. Uma sereia e um poço são os marcos do local.

Praça do mercado ou 

outro ângulo da Praça do Mercado; o poço, a sereia  e  casario



Barbacan Waszwski , fortaleza que separa a Cidade Velha da Nova

Portões de entrada da Fortaleza Barbacan





Decifrando o cardápio

Aconchegante restaurante da Cidade Velha

Loja na Rua Swietojanska



Basilica de São João

Barbacan 
Depois de almoçarmos , ainda visitamos o Barbacan, caminhamos sobre as muralhas que contornam parte do casco histórico e a Igreja de São João, onde eram coroados os soberanos do país. Área bem cheia de turistas.  Isto tudo,  antes de retornarmos ao ponto central, qual seja o da Coluna de Segismundo de onde partimos pela charmosa rua KRAKOWSKIE PRZEDMIESCIE sem um objetivo fixo, apenas para ver a vitrines, ver os parques e palacetes que a margeiam. O nome é complicado,  mas a rua é um show. É por ela que talvez façamos a Rota Real. Com certeza iremos ao outro extremo só que a pé será difícil. Há duas versões conhecidas ´para explicar esse itinerário: a primeira é que seria o caminho feito tradicionalmente pelas famílias reais, que se deslocavam de um prédio para o outro. A outra é que seguiu apenas um traçado de restauro, pelos seus casarões e outras características locais visando incrementar o turismo.  





Residencial Presidencial


Limpeza e estética caminham juntas nesta bela central

 Com vasos de flores e uma arquitetura típica é muito aprazível percorrê-la, com a vantagem de que seguindo por ela se chega sem muito esforço à Igreja de Santa Cruz e ao Monumento a Copérnico, ficando ali perto também a Estação de Metro Nowy Swiat - Universytet.
Logo quem sai da Praça do Castelo  o primeiro prédio à esquerda é o da Biblioteca Nacional ( Centralna Biblioteka Rolnicza im Michala Oczapowiskiego)  com um grande cartaz do Papa Polonês na sua fachada.


 Mais adiante encontra-se o   Palácio Presidencial ( residência do presidente),com a estátua equestre do Príncipe Jósef Poniatowski, à sua frente. Os  palacetes de ambos os lados da via são prédios destinados à Administração Pública, à  Universidade ( como o neo clássico Palácio Tyszkiewicz) , a uma Galeria de Arte, ou pertencem a particulares, como o  luxuoso Hotel Bristol. Logo ao lado da Residência Presidencial  encontramos  a Igreja (Kosciol Seminaryjna) em construção. Mais uma réplica da anteriormente derrubada pelos nazistas, baseando-se na pintura de Canaletto, que fica na rua para o povo mesmo conferir a verossimilhança.







A Krakowie  encontra-se com a Nowy Swiat, na altura da Igreja de Santa Cruz e do Monumento a Copérnico e  prossegue no mesmos espírito da anterior, uma movimentada rua com um comercio diferenciado, bons restaurantes e barzinhos. Ali paramos numa loja Inglot para comprarmos blush, pó, batons etc.. Uma maravilha. É a "MAC" do leste Europeu, contudo ainda melhor porque une qualidade a preço.
Para continuar pela ROTA REAL é  melhor pegar uma condução, tram ou táxi, para chegar até o Palácio Wilanow. Os trams saem  da Pl Zamkowy ( números 116/503 e 519) e fazem o percurso em cercade 40 minutos. A pé leva-se por volta de  2 horas e 20 minutos. Quem quiser se aventurar e tiver pernas que resistam sigam este itinerário; Plac Zamkowy, Rua Krakowie Prdemiescie, Nowy Swiat, Plac  Trzech Krzyzy ( da bela igreja de St Alexander),
Igreja de St Alexandre no final da Nowy Swiat
Prosseguindo, Wiejska, Gornoslaska, Mysliwiecka, Listopada, Czernia Kowska, Wilostrada, Powsinska, Wiertnicza,  Stanislawa Kostki Potockiego.e chegada ao Palácio Wilanów.

PALACIO WILANOW
www.wilanow-palac.pl
Palácio Wilanow free images internet

Trata-se de um prédio barroco em branco e amarelo, situado no numero 10/16 da Aleje Stanislawa Kostki Potockiego. Foi a única grande relíquia a resistir aos bombardeios e às destruições da guerra. Rodeado de jardins, teve forte influência francesa, tanto assim é que é chamado de a Versailles Polonesa. Construído no final do século XVII guarda o antigo esplendor pela conservação e cuidados que recebe. O parque que o rodeia  é perfeito tanto para ser apreciado do chão como do alto ( não precisa sobrevoar, basta olhar pelo Google Earth), cuja visualização permite perceber o seu projeto e a sua concepção. No interior seus salões são requintados, sendo belíssima a pomposa sala da jantar. Observe o piso, as obras de arte e o  mobiliário que o adornam. Um luxo!
Os jardins são muito frequentados nos períodos mais quentes do ano e usados para concertos e shows públicos. 

O FAMOSO PIEROGI




E assim termino a descrição do que vi na Capital Polonesa, e foi pouco. Como já tive oportunidade de dizer, a cidade é grande, cheia de história e cada monumento conta alguma coisa. Portanto, com as dicas que dei, cabe a você fazer novas descobertas e quem sabe , dividir este conhecimento com o público, como eu tenho feito até agora. 
Antes, porém, de seguirmos para Cracóvia, a antiga e bela capital da Polônia, vou falar um pouco do Pierogi, prato típico do País e muito parecido com as massas  italianas, mas tem algo mais....
Na minha casa, desde tenra infância nós costumávamos  ter à mesa este sensacional prato, porque o meu pai teve convívio com poloneses, em Santa Catarina, sendo convidado para saborear essa delícia em suas casas. Minha avó que era uma culinarista de mão cheia, aprendeu e requintou a receita, fazendo sopas e incrementando o prato com vários molhos Foi esta memória,  a primeira identificação que tivemos com os nossos anfitriões. Pedimos o endereço de um restaurante onde pudéssemos degustar o prato. Foi com muita alegria (por demonstrarmos conhecimento de sua cultura gastronômica) que eles  nos indicaram o ZAPIECEK, Trata-se de uma cadeia de restaurantes que tem como carro chefe este prato típico e há vários deles pela cidade. O mais próximo para nós foi o da Aleje Jerozolimskie 28 (www.zapiecek.eu) , quase na esquina da palmeira ( que está no cruzamento com a Nowy Swiat). Eles apresentam todos o mesmo layout  e por isto são facilmente identificáveis. Além de ambiente agradável,  a comida é caprichada e o serviço também. Na nossa casa comíamos o Pierogi com o seu recheio convencional (ricota, batata e salsinha ), A massa era caseira, O "pastelzinho" deste prato è maior que os conhecidos raviolis e é cozinhado em bastante água, sal e um fio de óleo,  obedecendo os mesmos procedimentos do macarrão. Lá em casa, o  molho é que poderia ser alterado, ora de tomate fresco e ervas, ora puxado   na manteiga etc... Tudo variava conforme o humor da minha avó, no dia. Na Polônia comemos também com molhos diferentes, no caso até com um toque de sofisticação  como o de frutas vermelhas, queijos, ou mesmo nata, É a evolução da culinária, sempre agregando algo novo e um é um ótimo exercício para o paladar. ENJOY... See you in "Kraków",  the former Capital of Poland where was Born The Pope "Janna Pawla II." 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...